Serviço de táxis para deficientes físicos já está operando no Santos Dumont
Click here for more news / Clique aqui para mais notícias
Get free e-mail news / Receba nossas notícias por e-mail
O Aeroporto do Rio de Janeiro/Santos Dumont, atendendo à política de acessibilidade da Infraero, firmou uma parceria com uma cooperativa de táxi carioca para disponibilização de 26 táxis, todos equipados com trilho de fixação de cadeiras de rodas e plataforma automática com degrau retrátil e amplo espaço para bagagens. Além do cadeirante, o veículo pode transportar um acompanhante na parte traseira e mais um passageiro junto ao motorista. A tarifa é igual à cobrada nos táxis convencionais.
Essa parceria, uma iniciativa da Superintendência do Santos Dumont, visa atender à demanda registrada na Ouvidoria do aeroporto, que solicitava veículos específicos para o transporte de deficientes físicos ou portadores de mobilidade reduzida. Em dezembro de 2009, mais de 2 mil pessoas utilizaram o serviço, que está disponível das 5h às 23h. Duas vagas, uma no Terminal Passageiros 1 e outra no terminal 2 foram reservadas para os táxis equipados.
“Todos os motoristas fizeram curso de acessibilidade, promovido pela Infraero, além de receber treinamento de qualificação, ministrado pela Prefeitura do Rio de Janeiro. Outra facilidade desse serviço é que, se agendado, a cooperativa de táxi também dispõe de profissionais bilíngues”, destaca o superintendente do Santos Dumont, Emmanoeth e Jesus Vieira de Sá.
A prestação do serviço de táxi para deficientes ou usuários com mobilidade reduzida colabora na promoção da cidadania e inclusão social ao possibilitar o deslocamento dessas pessoas, visto que, segundo a Organização das Nações Unidas, cerca de 10% da população dos países em desenvolvimento tem algum tipo de deficiência. No Brasil, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam um contingente de 25 milhões em tal situação, ou seja, 15% da população.
Fonte: INFRAERO