Em 2009, Academia da Força Aérea formou 162 novos aspirantes-a-oficial
Click here for more news / Clique aqui para mais notícias Cento e sessenta e dois novos aspirantes-a-oficial foram formados na última sexta-feira, dia 11 de dezembro, na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP). Com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito e de Oficiais-Generais das três forças armadas, além do Comandante da Academia da Força Aérea Portuguesa e de autoridades de locais, os futuros oficiais da Força Aérea devolveram seus Espadins, símbolo do Cadete, e receberam as Espadas, significando o início de uma nova fase na vida dos formandos. Fonte: CECOMSAER
Get free e-mail news / Receba nossas notícias por e-mail
Durante a solenidade, o Esquadrão de Demonstração Aérea, conhecido como "Esquadrilha da Fumaça", escreveu "Turma Kairós" no céu, uma homenagem recebida após quatro anos de intenso preparo na AFA. A escolha do nome "Kairós", que em grego significa o "tempo não cronológico", "tempo único", "tempo especial", demonstra que o período na Academia da Força foi inesquecível.
"Aqui me senti muito bem acolhido e terei boas lembranças da Academia e de todos os brasileiros", disse o Cadete Terrero, da República Dominicana, um dos oito estrangeiros que se formaram lado a lado com os brasileiros em um esforço para estabelecer laços de amizade e troca de experiências. A turma Kairós incluia ainda cadetes do Peru, Bolívia, Venezuela e Panamá. Outro destaque foi a presença feminina: 19 mulheres se formaram neste ano na Academia da Força Aérea, sendo quatro aviadoras. Ao todo, a turma era composta por 113 Aviadores, 35 Intendentes e 14 Infantes que agora seguem para organizações militares de todo o país.
Em seu discurso, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, ressaltou a importância da responsabilidade dos aspirantes-a-oficial da Força Aérea. "Honrem o azul da aeronáutica nas mais simples ações", disse. O Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito ressaltou ainda os cinco valores aprendidos na Academia da Força Aérea: Coragem, Honra, Lealdade, Pátria e Dever. Em mensagem, o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, destacou que o esforço desses jovens fazem um "Brasil forte, coeso e soberano".