Preservação na prática: Aeroporto de Santarém realiza limpeza de área vizinha
Click here for more news / Clique aqui para mais notícias
Preservar o meio ambiente e, ao mesmo tempo, prover segurança aeroportuária. Com esse objetivo, funcionários do Aeroporto de Santarém/Maestro Wilson Fonseca (PA) realizaram, no último sábado (28/11), a limpeza voluntária da praia do Lago do Mapiri, na área vizinha ao aeroporto.
Cerca de 800 quilos de materiais rejeitados foram recolhidos em três horas de limpeza realizada em áreas próximas ao Lago do Mapiri, localizado a cerca de 3 km da pista do Aeroporto de Santarém. Sacos plásticos, garrafas e até pneus foram recolhidos das praias às margens do lago. Com a concentração de lixo, a área atraía aves, que prejudicam as operações nos aeroportos.
Na ação de limpeza, além dos empregados da Infraero, também participaram integrantes do Curso de Biologia das Faculdades Integradas do Tapajós, Colônia de Pescadores Z-20, Associação de Catraieiros do Lago do Mapiri (ASCLAM) e Unidade Integrada de Defesa Ambiental (Unida).
Consciência ambiental
Após a realização da atividade, os participantes elaboraram um plano de ação para conscientizar os moradores sobre a necessidade da manutenção da limpeza no local. Foram planejadas palestras de sensibilização sobre perigo aviário e contaminação ocasionada pelo lixo, voltadas a barraqueiros e moradores dos bairros próximos. Foi planejada também a promoção de exposições fotográficas com registros das ações.
¿A conscientização da comunidade é de extrema importância, pois a destinação correta do lixo minimiza a presença de aves, principalmente urubus, no entorno do complexo aeroportuário¿, explica Jocélio Pinheiro, gerente de Operações do aeroporto.
Para isso, em 2009, a Infraero participou da criação da Comissão de Prevenção do Perigo Aviário em Santarém. Fazem parte da comissão representantes da Infraero, Ministério Público, Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), Divisão de Vigilância à Saúde (Divisa), Faculdades Integradas do Tapajós (FIT), Corpo de Bombeiros do Estado do Pará, Gol Linhas Aéreas, Meta Linhas Aéreas e Piquiatuba Táxi Aéreo.
Fonte: INFRAERO