Missão do Exército visita aeroporto de Vitória
Click here for more news / Clique aqui para mais notícias
Get free e-mail news / Receba nossas notícias por e-mail
O Aeroporto Eurico de Aguiar Salles, em Vitória (ES), recebeu nos dias 15 e 16 de dezembro uma visita de representantes do Departamento de Engenharia e Construção do Exército. O objetivo da missão foi fazer observações e reconhecimentos preliminares das obras da nova pista e do terminal de passageiros.
Segundo o superintendente do Aeroporto de Vitória, José Carlos da Silva Fernandes, o Exército vai ficar responsável pela elaboração do projeto da nova pista do aeroporto. “Em princípio, essa parceria não contempla o projeto do novo terminal de passageiros, mas a visita de representantes do Departamento de Engenharia e Construção do Exército nos deixou bastante otimistas em relação à retomada das obras”, destacou o superintendente.
Após a assinatura do convênio entre as instituições, os projetos de modernização do principal aeroporto do Espírito Santo serão analisados pelos engenheiros do Exército. “A participação do Exército será relacionada à fase de projetos, que serão entregues à Infraero para que ela decida quem fará a execução das obras”, comentou o engenheiro e coronel Waldir Sandoval Goés, que liderou a missão. Para o gerente geral da Comissão Coordenadora do Projeto de Ampliação do Aeroporto de Vitória (Copae-VT), João Pessl, o momento é de total dedicação. “A comissão está se empenhando em um trabalho árduo para que a retomada das obras aconteça o mais breve possível”, afirmou.
Obras
A Infraero estima que a retomada das obras da nova pista de pousos do Aeroporto Eurico de Aguiar Salles ocorra até julho de 2010 e sua conclusão se dê em um ano. Quanto ao terminal de passageiros, pátio de aeronaves e edificações complementares, estima-se a conclusão até maio de 2012.
Até julho de 2010, áreas operacionais provisórias serão construídas no atual aeroporto, como medida contingencial, para melhorar o conforto dos usuários. Tal medida - constituída pela implantação de Módulo Operacional - consiste em uma instalação complementar, climatizada, com aproximadamente 2.100 m², que proporciona todo o conforto e segurança necessários à operação de um terminal de passageiros, ampliando a capacidade de processamento de passageiros existente.
Até novembro deste ano, o aeroporto de Vitória registrou aproximadamente 2,1 milhões de embarques e desembarques.
Fonte: INFRAERO