Aeronáutica forma 180 novos oficiais em Belo Horizonte
Click here for more news / Clique aqui para mais notícias O Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) encerrou o ano letivo com uma solenidade emocionante. Ao cumprir a missão de formar oficiais para a Força Aérea Brasileira, foi realizada, no dia 3 de dezembro, a cerimônia militar de entrega de espadas aos 150 formandos do Estágio de Adaptação ao Oficialato (EAOF) – Turma Harpia, e aos 30 concludentes do Curso de Formação de Oficiais Especialistas (CFOE), Turma Quíron.
Get free e-mail news / Receba nossas notícias por e-mail
Ambas as turmas eram compostas de Suboficiais e Sargentos da Aeronáutica que, após serem aprovados nos exames de seleção e realizarem o curso de formação no CIAAR, conquistaram o posto de Tenente.
A solenidade, que contou com a presença de diversas autoridades, foi presidida pelo Tenente-Brigadeiro-do-Ar João Manoel Sandim de Rezende, Diretor-Geral do Departamento de Ensino da Aeronáutica (DEPENS), que entregou as espadas (símbolo do oficialato) aos Tenentes Kebach (CFOE) e Argonauto (EAOF), primeiros colocados em suas turmas.
Momento emocionante para o Tenente Kebach, que recebeu a espada que pertencia ao seu pai, o Major Especialista em Aviões Ary Chaves Martins, falecido em 2008. Para Keback, controlador de Tráfego Aéreo, tornar-se oficial foi a realização de um sonho. “O CIAAR realmente é um centro de excelência. Aprendi muito e fiz muitos amigos aqui”, disse, emocionado. Os primeiros lugares também receberam o Prêmio Força Aérea Brasileira e o Prêmio de Honra ao Mérito, concedido pelo Ministério da Defesa.
O EAOF tem a duração de 14 semanas, período em que os formandos recebem instruções sobre Regulamentos e Conduta Militares, Armamento, Segurança no Trabalho, Gestão de Pessoas, Chefia e Liderança e Direito Humanitário Internacional. Podem participar do EAOF, graduados que possuem Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos.
Já para participar do CFOE, que tem a duração de 2 anos, o militar da ativa deve ter sido aprovado no Exame de Seleção e possuir, entre outros pré-requisitos, ensino médio completo e, no mínimo, dez anos de serviço no Quadro de Suboficiais e Sargentos (QSS). Ao final do curso, também é concedido ao aluno diploma de Curso Superior de Tecnologia na especialidade cursada.
O CIAAR é, hoje, referência na área de ensino do Comando da Aeronáutica além de ser o maior centro de formação de oficiais, de várias especialidades. Somente neste ano, cerca de 600 oficiais se formaram na Unidade.