|

DIREX-FAB: saiba como funciona o "cérebro" do exercício aéreo

Click here for more news / Clique aqui para mais notícias

Em uma sala com computadores, telões e telefones o destino de dois países é decidido nos detalhes. A Direção Avançada da Força Aérea Brasileira (FAB) do Exercício Laçador (DIREX/AVANÇADA-FAB), sediado na Base Aérea de Canoas, é responsável pelo controle da operação e pela animação da parte aérea do conflito fictício do exercício conjunto. Os militares que trabalham na DIREX-FAB têm conhecimento de todos os acontecimentos dos países Verde e Amarelo e são eles que planejam as ações de Amarelo, ou seja, a resposta inimiga, para que procedimentos sejam treinados e melhorados em tempo real e como se os fatos fossem verdadeiros.

"Todo resultado é definido considerando o planejamento dos militares que estão sendo treinados. Leva-se em conta a quantidade e tipo de aeronaves que empregam e o armamento escolhido, por exemplo", explica o Chefe da Animação, Tenente-Coronel-Aviador Fernando Ventura. A animação provoca situações que seriam tomadas por Amarelo para surpreender os verdeanos, de forma a cobrar respostas efetivas, como a decolagem real de caças em alerta para a interceptação de um ataque adversário. Todo este trabalho é voltado para proporcionar a manutenção da doutrina e o aprendizado dos envolvidos.

O treinamento é tão próximo do real que, inclusive os documentos que seriam emitidos em uma situação de conflito, são tramitados durante a operação. E outro aspecto levado em consideração como na realidade é a influência da mídia. Jornalistas militares assumem o papel de repórteres e, nesse conflito fictício, exploram os desdobramentos das operações aéreas para simular o impacto das ações na sociedade.

"Para os militares da FAB, o trabalho na Força Aérea Componente, iniciado na Operação COMDAEX (exercício que antecedeu o laçador), proporcionou um grande treinamento e foi possível observar a evolução dos participantes e dos procedimentos", destaca o Coronel-Aviador Jefson Borges, Chefe da DIREX-FAB.


Fonte: CECOMSAER








◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented