|

Vibração e tradição no encontro anual dos pilotos de caça

Click here for more news / Clique aqui para mais notícias

Todas as gerações de pilotos de caça da Força Aérea Brasileira se reuniram no dia 3 de outubro para o tradicional "Picadinho Jesus me Chama", a confraternização anual dos caçadores da FAB. O evento aconteceu no Clube da Aeronáutica do Rio de Janeiro e contou com a presença dos veteranos do 1°GAvCa que combateram na Segunda Guerra Mundial até os mais modernos tenentes que seguem os ensinamentos da aviação de combate brasileira.

Emocionado, o Brigadeiro Meira, veterano da campanha na Itália e instrutor do primeiro curso de formação de pilotos de caças no Brasil, conheceu o Tenente Esteves, 24 anos, atualmente aluno do curso de caça no 2°/5°Gav.

"O mais importante é que essa geração mais jovem continue com o mesmo profissionalismo, a mesma determinação. Os aviões podem mudar, mas eu sei que o espírito é o mesmo", disse. Para o jovem Tenente, estar ali era a realização de um sonho. "Eu sempre quis muito voar e espero ter a mesma garra e coragem que eles mostraram em combate".

O evento também foi marcado pelo lançamento do quarto volume do livro "Estória Informal da Aviação de Caça", publicado pela Associação Brasileira de Pilotos de Caça. O presidente da ABRA-PC, Major-Brigadeiro da reserva Lauro Ney Menezes, entregou um volume autografado ao Ten Brig Juniti Saito, atual comandante da aeronáutica e também piloto de caça.

A grande homenagem da tarde foi o descerramento do quadro de Nero Moura, primeiro comandante do Esquadrão Jambock. Em seu discurso, o Brigadeiro Saito ressaltou que Nero Moura "é um líder que sempre soube reunir essa turma. Um líder que não é substituído, e sim deixa um legado". "Muito do que nós somos hoje, a caça e a Força Aérea, é fruto do trabalho desse líder", discursou o comandante da FAB. O descerramento da placa foi feito pelo Brigadeiro da reserva Baptista.

O "Picadinho Jesus me Chama" contou ainda com várias tradições dos pilotos de caça da FAB, como os gritos de "Senta a Pua!" e "À la chasse!", a chamada dos veteranos do 1°GAvCa e o canção "Carnaval em Veneza", composta em 1945 após uma missão real de bombardeio na famosa cidade italiana.

Fonte: CECOMSAER







◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented