|

Infraero, governo e prefeitura do RJ discutem acesso viário no entorno do Galeão

Click here for more news / Clique aqui para mais notícias


Em reunião no final da noite desta terça-feira (6/10), o governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral, recebeu o presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza, na sede do Palácio do governo, em Laranjeiras (RJ). Na presença do vice-governador do Rio, Luiz Fernando de Souza (Pezão), do prefeito da cidade, Eduardo Paes, e de diversas autoridades, os executivos discutiram alternativas para melhorar o acesso viário no entorno do aeroporto Internacional do Rio de Janeiro Antonio Carlos Jobim / Galeão.

- “A Infraero quer conhecer o plano viário do estado e trabalhar de forma integrada com o governo, fazendo as adequações necessárias nas obras do aeroporto. Nossa preocupação está em saber as opções de transporte de massa para uma melhor integração”, disse o presidente da estatal, ao entregar para o governador Cabral o plano de obras de 2007 a 2025 do Galeão. “Estamos duplicando a capacidade de movimento do nosso aeroporto e não posso avançar em alguns projetos sem conhecer a solução de acesso viário ao Galeão”, completou.

Eduardo Paes reconheceu os avanços no terminal de passageiros 1 com as atuais obras: “Já melhorou”, avaliou o prefeito do Rio.

O governador falou sobre as possíveis soluções de transporte de massa, e, dentre as soluções abordadas, destacou os estudos feitos para a possibilidade de implantação de um BRT (Bus Rapid Transportation), um sistema de ônibus rápido até o Galeão. “Poderia ser uma boa solução”, destacou. Cabral prometeu estudar ainda, juntamente com a prefeitura, um projeto que utilize as vias já existentes para a melhoria dos acessos viários.

- “Fico feliz pela sua visita e por podermos pensar juntos. Vamos procurar uma solução que alivie o fluxo... Cabe a nós, realmente”, prometeu Cabral ao presidente da Infraero.

Murilo disponibilizou técnicos da empresa para começar um trabalho conjunto envolvendo o estado e o município do Rio de Janeiro.

Durante o encontro, também estiveram presentes o secretário de Planejamento e Gestão do RJ, Sérgio Ruy Barbosa, o secretário estadual da Casa Civil, Régis Fichtner, o superintendente do aeroporto do Galeão, Mario Jorge de Oliveira, o superintendente da regional do Centro-Leste da Infraero, Willer Furtado e o superintendente de Operações da estatal, Marçal Goulart, além de técnicos e assessores.

Conheça mais sobre o Galeão
Atualmente, o Galeão está ligado a mais de 32 localidades nacionais e 19 destinos internacionais. São 17 empresas aéreas localizadas nos dois terminais de passageiros, atendendo ao movimento diário de aproximadamente 32 mil passageiros.Todos esses viajantes e usuários já percebem as melhorias nas instalações com a finalização de várias obras, principalmente no terminal 1.

Até o terceiro trimestre de 2009, foram concluídas as obras de polimento do piso de granito, substituição do forro e luminárias refletivas, o piso emborrachado substituído por granito, as paredes de fórmica receberam novos revestimentos, além da instalação de granito em todas as colunas. Os 42 sanitários também foram reformados e a praça de alimentação contemplada com obras e novo mobiliário. O aeroporto também modernizou o sistema de informações para os passageiros por meio de 400 novos monitores de LCD.

Os investimentos no Galeão não param. Obras de substituição da sinalização visual nas testeiras, recuperação das fachadas, substituição do forro, substituição das escadas rolantes e troca da sinalização vertical interna estão em curso. Nos próximos anos, os investimentos da Infraero previstos para o aeroporto carioca são da ordem de R$ 818 milhões.

Assessoria de Imprensa Infraero
imprensa@infraero.gov.br




◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented