Comandante da Aeronáutica atualiza veteranos da FAB em SP sobre avanços e projetos
Click here for more news / Clique aqui para mais notícias O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, ministrou uma palestra para militares da ativa e da reserva, no dia 8 de outubro, no Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP), no evento denominado encontro com a “Turma da Sucata”, em comemoração à Semana da Asa 2009.
Na ocasião, estiveram presentes integrantes do alto Comando da Força Aérea Brasileira (FAB) e diversas autoridades, como o ex-Ministro da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Walter Werner Bräuer, e o cônsul do Japão Kazutada Wakitani.
Na palestra, o Comandante fez um balanço da atuação da FAB e apresentou as metas a serem atingidas pela Aeronáutica dentro da Estratégia Nacional de Defesa (END).
O Comandante também abordou vários itens do Plano Estratégico Militar da Aeronáutica (PEMAER) aos cerca de 150 militares presentes no encontro. Explanou, por exemplo, sobre tópicos como a carreira na Aeronáutica, frisando os vários projetos em andamento, entre eles, a reestruturação dos quadros de oficiais especialistas com vistas à ascensão dos graduados até o posto de Coronel, além da solicitação de acréscimo de 20% à lei de fixação do efetivo.
“Vamos investir muito na área de recursos humanos”, explicou o Comandante.
No evento, ele também analisou a frota das aeronaves da Força, os vários projetos de moradia em andamento, a entrega de novos hospitais, como o da Base Aérea de Natal, e salientou o bom desempenho da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), 3ª colocada no Exame Nacional do Exame Médio (ENEM) em 2008 e do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), um centro de referência entre as instituições públicas do ensino superior.
Para os integrantes da “Turma da Sucata”, que de acordo com seu fundador, Major Nestor José Jaeger, foi formada em 1978 e conta atualmente com 200 membros, a reunião, tão importante quanto para rever velhos companheiros, é uma maneira de se manter a par do que acontece na Força Aérea.
“Venho sempre a esse evento e acho muito importante, pois assim podemos ficar atualizados a respeito da FAB sem distorções”, afirma o Tenente-Brigadeiro-do- Ar Sérgio Xavier Ferolla, 75 anos, ministro aposentado do Superior Tribunal Militar (STM).
Apesar da distância, quem também não perde a reunião anual da “Sucata” é o1º Tenente da Reserva Laerte Coelho Braz, morador da cidade de Guaratinguetá, interior de São Paulo. “Além de reencontrar os amigos, é uma oportunidade para se informar sobre a Força. Por isso, faço questão de estar sempre presente”, diz o militar.
Depois da palestra, o Comandante ainda teve uma surpresa. Uma comitiva da Prefeitura da Estância Turística de Tupã, interior de São Paulo, entregou ao comandante um diploma da 4ª série primária da Escola Bandeirantes, distrito de Arco Íris, município da cidade de Tupã, onde o Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito concluiu o curso primário.