Simulação de acidente chama atenção no Aeroporto de Belo Horizonte
Click here for more news / Clique aqui para mais notícias
O Aeroporto de Belo Horizonte/Pampulha- Carlos Drummond de Andrade (MG) realizou no dia 27 de agosto o treinamento do Plano de Emergências do Aeroporto (PLEM). O curso conta com o Exercício de Emergência Aeronáutica Completo (Exeac), que chamou a atenção de curiosos.
O treinamento teve o objetivo de avaliar a eficiência dos órgãos envolvidos, os procedimentos adotados e os meios alocados no plano de emergência do aeroporto. O Exeac é realizado anualmente, em cumprimento às recomendações da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), legislação do Comando da Aeronáutica e Anac.
O exercício assustou quem passava pelas imediações do aeroporto. O trânsito próximo ao local chegou a ficar lento. A simulação serviu como prova prática para 40 alunos da comunidade aeroportuária, que participaram do treinamento para preparação do corpo voluntário de emergência (CVE).
O “acidente” foi quase real, a queda forjada de uma aeronave na cabeceira da pista ganhou grande impacto, com chamas, fumaça, destroços da aeronave, pessoas feridas, carros de combate a incêndio, viaturas e ambulâncias com equipes médicas.
Os primeiros socorros foram realizados pelos recém formados ceveanos (membros do CVE). As vítimas foram voluntários de uma Escola de Aeromoças. O treinamento contou com a participação de integrantes do Corpo de Bombeiros, CIAAR, Defesa Civil, Guarda Municipal, psicólogas da SOMITI, funcionários da Infraero e imprensa.
Para o gerente de operações do aeroporto, Pedro Paulo e Silva, “o evento foi um momento de rico aprendizado e importante para testar o funcionamento do plano de emergências do aeroporto”, concluiu.
Assessoria de Imprensa Infraero
imprensa@infraero.gov.br