Base Aérea de Campo Grande comemora 65 anos
Click here for more news / Clique aqui para mais notícias A Base Aérea de Campo Grande (BACG) completa, nesta sexta, (21 de agosto) 65 anos de existência. A organização abriga esquadrões de caça, de transporte e de busca e resgate: A cidade cresceu e a necessidade de aumentar o Campo de Pouso também. Em 21 de agosto de 1944, foi criada oficialmente a Base Aérea de Campo Grande.
O Esquadrão Flecha (3º/3º GAV) foi ativado em 2004 e opera hoje os modernos caças A-29 Super Tucano, de fabricação nacional. Seus militares estão em alerta 24 horas para a vigilância da fronteira seca do Brasil.
O Esquadrão Pelicano (2º/10º GAV) é a principal unidade de busca e resgate da FAB. Atua em todo o território nacional, como no acidente com o voo AF-447, e até em países vizinhos, como no apoio a vítimas de enchentes na Bolívia, no ano passado.
O Esquadrão Onça (1º/15º GAV) é responsável pelas missões de transporte em toda a região e hoje opera os aviões C-105 Amazonas, mais modernos e com maior capacidade de transportar cargas e homens.
Em breve, a BACG receberá novas aeronaves, como helicópteros H-60 BlackHawk e avião C-98 Caravan, para missões de reconhecimento aéreo e transporte.
Para se adequar a essa nova realidade, as instalações da BACG foram ampliadas, com um pátio de estacionamento das aeronaves maior, novos hangares, uma nova e moderna sala de tráfego, onde são planejadas as missões, além de novas casas e apartamentos para militares, entre outros investimentos.
A estrutura faz da base um palco ideal para grandes manobras da Força Aérea, como XXVIII Reunião da Aviação de Transporte, realizada no início do mês e que reuniu mais de 600 militares de diversos estados em Campo Grande.
Hoje, será realizada uma cerimônia militar para lembrar a data, com a presença do Comandante do IV Comando Aéreo Regional, Major-Brigadeiro-do-Ar Paulo Roberto Pertusi, e do Comandante da BACG, Tenente-Coronel Reynaldo Pereira Alfarone Júnior, entre outras autoridades civis e militares. a solenidade serão entregues o Título de Membro Honorário da Força Aérea Brasileira, como reconhecimento pelos valiosos serviços prestados à Aeronáutica.
Histórico
A vida da BACG se confunde com a da própria Campo Grande. O início da aviação militar no então Estado de Mato Grosso começou em 1932, quando foi criado o primeiro Campo de Pouso, nas proximidades de onde é hoje o cemitério Santo Amaro. A primeira pista de pouso, com 600 metros de comprimento, servia como apoio para uma aviação ainda em seu início.
Hoje, além dos três importantes esquadrões de vôo, a base sedia ainda o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Campo Grande (DTCEA-CG), que cuida da vigilância do espaço aéreo na região.