Telespazio Brasil é representante do COSMO SkyMed no país
Click here for more news / Clique aqui para mais notícias
A Telespazio Brasil, subsidiária nacional da Telespazio S.p.A., empresa dos grupos Finmeccanica e Thales, anunciou a comercialização no país dos produtos COSMO SkyMed, um dos mais inovadores programas no campo da Observação da Terra.
O COSMO SkyMed é um programa financiado pela ASI (Agenzia Spaziale Italiana) e pelo Ministério da Defesa Italiano, realizado pela Thales Alenia Space (parte industrial - satélite), enquanto a responsabilidade pelo segmento terrestre e pela gestão operacional são da Telespazio. A aquisição e o processamento das imagens são feitos no Centro Espacial de Matera.
A e-Geos, uma joint venture entre a Telespazio S.p.A (acionista majoritária) e a ASI, é a empresa responsável pela comercialização dos dados e produtos de Observação da Terra do grupo Telespazio. A e-Geos nomeou a Telespazio Brasil como representante comercial dos produtos COSMO SkyMed no Brasil.
O programa COSMO SkyMed é composto por uma constelação de quatro satélites equipados com sensores radar (SAR – Synthetic Aperture Radar) em banda X com alta resolução.
“Por se tratar de uma constelação, o COSMO SkyMed apresenta uma maior freqüência de revisitas e é capaz de prover imagens com um menor tempo de resposta, característica que o torna único no caso de aplicações para Resposta a Emergências e Gerenciamento de Desastres”, citou Marzio Laurenti, presidente da Telespazio Brasil.
Com diversas modalidades de aquisição e resolução de imagens de até 1 metro, possui também uma alta capacidade de aquisição, podendo coletar até 1.800 imagens diárias.
Com o programa COSMO SkyMed se abre toda uma gama de aplicações operacionais no campo dos serviços de monitoramento near real-time, graças à sua alta capacidade de aquisição garantida, independente de condições climáticas ou de luz, com elevada freqüência e à continuidade do serviço assegurada pela constelação de quatro satélites.
Os serviços e aplicações disponibilizados pelo COSMO SkyMed podem contribuir em modo significativo com Instituições públicas e privadas, Administração Pública e Defesa em termos de aplicações para Defesas e Segurança, Cadastro, Proteção Civil, Proteção Ambiental e Exploração Industrial.
O COSMO SkyMed é ainda o único programa de Observação da Terra dual use, o qual apresenta um componente militar gerido pelo Ministério da Defesa Italiano, enquanto o componente institucional é gerido pelo ASI e o componente comercial, pela e-Geos.
O sistema se encontra hoje com 3 satélites completamente operacionais. O primeiro satélite do programa foi lançado em 7 de junho de 2007, da base de Vandenberg, na California. O lançamento do quarto satélite está previsto para o início de 2010.