Pelicano recebe prêmio na RIAT 2009
Click here for more news / Clique aqui para mais notícias
Esquadrão foi o único representante do Brasil no evento
O Esquadrão Pelicano (2º/10º Gav) voou para bem longe de casa a bordo de um C-105A Amazonas e não vai voltar para Campo Grande-MS de mãos vazias. Além da experiência internacional, o único representante do Brasil no tradicional Royal International Air Tatoo (RIAT 2009), na base de Fairford, na cidade inglesa Gloucestershire, ganhou o prêmio de melhor pintura personalizada (The Best Livery) do evento.
O troféu foi entregue ao Tenente Daniel Jordão e tripulação do C-105A 2811 especialmente adesivado para a competição.
A RIAT 2009 entregou também outros prêmios. O principal, a Espada Memorial Rei Hussein, para a Melhor Demonstração Geral de Vôo, foi entregue à Frota Armada do Ar (Fleet Air Arm – aviação naval da marinha inglesa) pela manobra Passagem ‘Balbo’, que consiste em uma mistura de helicópteros e aviões convergindo para o mesmo ponto ao mesmo tempo.
O prêmio de Melhor Capacete de Vôo foi para o Major Brian ‘Bubba’ Zoll, piloto de C-130H da USAF, enquanto o de Melhor Demonstração com Jatos, o Troféu Paul Bowen, foi entregue pelo segundo ano consecutivo ao Capitão Thomas ‘Pipo’ Peier, voando um F-18C Hornet da Força Aérea Suíça.
O prêmio de Melhor Apresentação Individual, Troféu Sir Douglas Bader, foi para o Capitão Cedric Ruet, que voou um Dassault Rafale da Força Aérea Francesa, que também levou o Prêmio FRIAT (Friend of the Royal International Air Tattoo).
O Troféu Lockheed Martin Cannestra, dedicado para a Melhor Demonstração Aérea de um participante estrangeiro, foi para o Major Mohammad Quol, líder dos Royal Jordanian Falcons e o de Melhor Demonstração de Vôo realizada por um participante do Reino Unido, a Espada de Apresentação Steedman, foi para o Líder de Esquadrão Scott Loughran, voando o Typhoon.