Lançamento do Apollo 11, há 40 anos, foi um sucesso completo
Click here for more news / Clique aqui para mais notícias
RIO - Pouco depois da meia-noite do dia 16 de julho de 1969, Jack King deu um beijo de despedida em sua mulher, em Cocoa Beach, na Flórida, entrou no carro e seguiu em direção ao Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral. Era o começo de um grande dia: o lançamento do foguete Saturn V, que levaria o homem à Lua. King, o chefe de informações públicas do Centro Espacial, ficaria conhecido a partir daquele dia como a voz do Apollo 11, como mostra reportagem do site da CNN.
( Nasa restaura cópias das imagens do homem na Lua; originais foram perdidas )
Nas primeiras horas do dia, King cumpriu a rotina típica de um dia de lançamento. Mas ao se dirigir ao Centro Espacial, King não conseguia mais ver a lagoa pela qual passava todos os dias para chegar ao trabalho - o local estava tomado de trailers e carros que guardavam lugares para assistir ao lançamento do foguete que levaria o homem à Lua.
" A cidade estava muito viva, a vibração era totalmente diferente. Cerca de 700 mil pessoas tinham ido assistir ao lançamento, foi muito emocionante "
- A cidade estava muito viva, a vibração era totalmente diferente. Cerca de 700 mil pessoas tinham ido assistir ao lançamento, foi muito emocionante - disse, aos 78 anos.
Assista:O primeiro contato de Buzz Aldrin com a Lua A caminhada de Buzz Aldrin e Neil Armstrong sobre a LuaNa noite anterior ao dia que entrou para a História, o chefe de lançamento Paul Donnelly havia acompanhado o perigoso e delicado trabalho de abastecer o foguete. O lançamento aconteceu às 9h32m.
- Tudo no Apollo 11 foi simplesmente maravilhoso, sem problemas de verdade - disse.
Donnely contou à CNN que sempre dizia aos astronautas que "a equipe de lançamento deseja boa sorte e sucesso" e mal podia se conter para que o Apollo 11 cumprisse sua missão com sucesso.
Quarenta anos após o lançamento do Apollo 11, o programa espacial americano enfrenta o desafio, nos últimos anos, de voltar à Lua e retomar a ambição que lançou a corrida espacial em 1961. Naquela época, uma nação deslumbrada ouviu os grandes sonhos de um jovem senador que virou presidente.
- Eu acredito que essa nação deveria se comprometer a alcançar o objetivo, antes que essa década acabe, de aterrissar um homem na Lua e trazê-lo de volta à Terra - disse o então presidente John F. Kennedy ao Congresso.
O discurso foi pronunciado no mesmo ano em que o atual presidente americano, Barack Obama, nasceu. Quarenta nos depois, Obama, um também jovem presidente formado em uma das universidades da Ivy League, está no poder, e o país se pergunta qual sua visão para o programa espacial dos EUA.
Donnely, agora com 86 anos, lembra do lançamento do Apollo 11 como se tivesse sido ontem. Ele diz acreditar que o presidente Obama poderia dar um novo gás ao programa. Donnelly conta que, mesmo após a morte de Kennedy, em 1963, continuava a acreditar na missão lunar. A pressão estava a toda para que os EUA chegassem àquele fatídico dia, principalmente por causa da intensa competição entre os EUA e a União Soviética.
- Era uma corrida de mísseis, antes de ser uma corrida espacial - disse King.