Exercícios militares conjuntos entre Brasil e Colômbia
Click here for more news / Clique aqui para mais notícias
Com o intuito de consolidar os procedimentos das NBDA 01 BR/CO (Normas Binacionais de Defesa Aeroespacial), assinadas em 03 de junho de 2009 pelas Forças Aéreas do Brasil e da Colômbia, decidiu-se realizar entre os dias 06 e 10 de julho a Operação COLBRA III, exercícios militares conjuntos com o objetivo de treinar operações de vigilância do espaço aéreo entre os dois países contra aeronaves que pratiquem voos ilícitos.
A Força Aérea Brasileira participou da COLBRA III a partir do aeródromo de São Gabriel da Cachoeira, município localizado 852 km a noroeste de Manaus, onde radares, aeronaves de interceptação A-29 Super Tucano, pilotos e controladores fizeram parte da estrutura operacional montada sob coordenação do COMDABRA (Comando Aeroespacial Brasileiro).
A Força Aérea Colombiana teve como base Letícia, cidade fronteiriça localizada no extremo sul da Colômbia, e utilizou suas aeronaves Super Tucano, radares e controladores para detectar, rastrear e interceptar aeronaves “suspeitas” oriundas do Brasil.
Para simular as aeronaves, a FAB utilizou aviões de transporte C-98 Caravan, enquanto a FAC operou aviões C-95 Bandeirante.
A COLBRA III, além de proporcionar uma elevação no nível de entrosamento e coordenação operacional entre as duas Forças Aéreas na tarefa de controlar o tráfego aéreo através das fronteiras dos dois países, servirá como instrumento de persuasão e coibição das atividades aéreas ilícitas na região.