Eurofighter Typhoon faz testes de voo em configuração ´swing role´
Click here for more news / Clique aqui para mais notícias
Em 7 de julho, o consórcio Eurofighter informou que a aeronave IPA7 (Instrumented Production Aircraft 7), um dos exemplares que realizam testes de desenvolvimento do caça, completou recentemente provas de voo carregado com bombas guiadas Paveway IV na unidade da EADS em Manching, além de mísseis ar-ar.
Na foto, pode ser vista a configuração em que a aeronave realizou um dos últimos testes, num voo de duas horas e sete minutos, carregando seis Paveway IV bombs, quatro mísseis ar-ar de médio alcance e dois de curto alcance. Segundo a empresa, os testes sevem para comprovar a configuração ´swing role´ do Typhoon, mostrando como o sistema de controle de voo (FCS - Flight Control System) reage a essa carga de armas.
O IPA 7, que está sendo utilizado para dar suporte aos testes de aviônica do exemplar IPA 6, também completou cinco voos de teste do sistema de alerta de aproximação de mísseis ( Missile Approach Warning - MAW), com o apoio de um F-4 Phantom da Luftwaffe (Força Aérea Alemã) e um Tornado. Em agosto, um Harrier da RAF contribuirá para mais testes do sistema.
Outros testes recentes, segundo a empresa, foram feitos pelo IPA 1, aeronave do Reino Unido, que realizou uma sequência de quinze lançamentos de Paveway IV, três deles bem sucedidos até agora. Esses lançamentos servem para testar diversas configurações de carregamento da arma, para garantir uma separação segura e verificar se, quando lançada, a bomba não interfere com outras carregadas em pilones próximos.
FONTE e FOTO: Eurofighter