Encontrados em Ubatuba, SP, destroços de helicóptero de dono da Avibrás
Click here for more news / Clique aqui para mais notícias
SÃO PAULO - A Aeronáutica confirmou que os destroços encontrados por um mochileiro num matagal em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, são do helicóptero do dono da Avibrás, desaparecido desde janeiro do ano passado. Duas ossadas, que seriam do empresário João Verdi Carvalho, de 72 anos, e da mulher dele, Sônia Regina Brasil, também foram retiradas da mata, além de documentos. (Leia também: Aviões brasileiros se unem às equipes venezuelanas nas buscas por monomotor de executivo da Magnesita desaparecido )
As buscas foram retomadas nesta quarta-feira, um ano e cinco meses após a queda da aeronave. Homens do Comando de Operações Especiais (COE) da Polícia Militar e da Aeronáutica entraram na serra do mar pelo bairro Sertão da Quina, em Ubatuba. Eles foram guiados pela pessoa que, no fim de semana, encontrou destroços espalhados pela mata. A aeronave estava a cerca de sete horas de caminhada a partir do início da trilha.
João Verdi estava desaparecido desde o dia 23 de janeiro de 2008. O empresário pilotava um helicóptero próprio que saiu de Angra dos Reis, levando a esposa, e deveria ter pousado em São José dos Campos, mas desapareceu durante o trajeto, sem fazer nenhum contato. Na época, equipes de resgate vasculharam uma extensa faixa entre o litoral do estado, o Vale do Paraíba e no Rio de Janeiro.
A Marinha disponibilizou barcos para o trecho marítimo e aeronaves da Polícia Militar e da Aeronáutica sobrevoaram a serra do mar. Por terra, o trecho onde agora foram encontrados destroços, também chegou a ser alvo das buscas. Mas na época, nada foi avistado.
Na Avibrás, empresa bélica criada e dirigida por João Verdi, em São José dos Campos, a direção afirmou nesta quarta-feira que a possibilidade de localizar os corpos é "o fim de uma longa espera." Atualmente, a Avibrás é administrada por um curador nomeado pela Justiça, filho de João Verdi.
A investigação do que teria causado o acidente será retomada pelo 4º Seviço Regional de de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa).
Leia na íntegra a nota oficial enviada pelo Comando da Aeronáutica:
"O Comando da Aeronáutica confirma que a aeronave encontrada, na Serra do Mar próxima a região de Maranduba - SP, é o helicóptero do presidente da Avibras de matrícula PP-MJV, desaparecido desde o dia 23 de janeiro de 2008.
Uma equipe da Polícia Militar de São José dos Campos e um Militar do Sistema Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER) pernoitaram no local, do dia 15 para o dia 16 de julho de 2009, e deixaram a região às 07h30min para levar os despojos para o IML de Ubatuba-SP, por via terrestre.
O Comando da Aeronáutica, por intermédio do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA 4), retoma hoje (16) as ações para identificar os fatores que contribuíram para esse acidente.
Centro de Comunicação Social da Aeronáutica".