|

Bolívia ainda espera que EUA autorizem compra de aviões tchecos

Click here for more news / Clique aqui para mais notícias


l-159a_10

O Governo do Presidente Evo Morales reiterou sua esperança de que a administração Obama autorize finalmente a aquisição de seis aviões de combate L-159 ALCA (em inglês, Avião Ligeiro de Combate) comprados à República Tcheca que, em princípio, estariam destinados a melhorar a vigilância do espaço aéreo nacional e a luta contra o narcotráfico.

O ministro da Defesa da Bolívia, Walker San Miguel, explicou que as aeronaves tem componentes fabricados nos Estados Unidos e, portanto requerem a aprovação norte-americana para que a negociação seja levada à cabo. “Estamos aguardando que os USA colaborem conosco para podermos lutar contra o narcotráfico“.

O governo Boliviano aguarda um pronunciamento americano há pelo menos quatro meses. Em janeiro passado, Morales autorizou que o Ministério da Defesa adquirisse os aviões de combate que formarão, segundo os planos do governo, o primeiro grupo de vigilância aérea cuja missão principal será a interceptação de aviões de pequeno porte sucetíveis de transportar drogas e contrabando.

Eleitos os requerimentos, o governo elegeu os caças L-159 tchecos como parte de uma transação de aproximadamente Us$ 57,8 milhões. A autorização do Departamento de Estado americano é necessária por que os motores a aviônica embarcada são de tecnologia e fabricação americana.

O contrato de compra foi assinado com a empresa Aero Vodochody em fevereiro passado e a ideia original era de que fossem entregues em 7 de agosto deste ano, dia das Forças Armadas Bolivianas. O acordo prevê cinco aviões de caça e um de treinamento com dois assentos, assim como um simulador de vôo, repostos e cursos de treinamento para os pilotos e equipes de manutenção.

A República Tcheca estava tentando, à tempos, vender os 46 aviões L-159 ALCA , adquiridos em 1997 e que já haviam sido retirados de serviço ativo. Para a Bolívia, esta compra representa a primeira modernização significativa de sua Força Aérea em mais de três décadas.

FONTE: Infodefensa / FOTO: Aero Vodochody





◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented