|

Havaí pronto para teste Norte Coreano

Click here for more news / Clique aqui para mais notícias

Seul, Coréia do Sul- O Estados Unidos confirmaram a instalação de uma espécie de escudo anti-mísseis na área do Havaí, após as informações de que a Coréia do Norte estaria preparando o lançamento de seu míssil de longo alcance mais avançado naquela direção, aparentemente para coincidir com o dia da Independência Americana no início do mês que vem.

Na semana passada o regime comunista jurou reforçar seu arsenal nuclear e ameaçou com guerra em protesto as sanções da ONU em resposta ao teste nuclear de 25 de Maio. Há suspeitas de que a Coréia do Norte esteja preparando um terceiro teste nuclear.

O Secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, disse na quinta-feira que as forças militares instalaram na área do Havaí uma defesa adicional, que consiste em um sistema móvel de mísseis e um sistema de radar. Juntos eles podem abater mísseis próximos em pleno vôo.

"Sem enganar ninguém sobre o que vamos fazer, eu vou simplesmente falar... nós estamos em uma boa posição, talvez seja mesmo necessário proteger Americanos e o território Americano." Disse Gates a repórteres em Washington.

Os comentários de Gates vieram logo após o Jornal Japonês Yomiuri reportar que a Coréia do Norte talvez teste um Taepodong-2, míssil com alcance de mais de 6,500kilômetros, por volta do feriado Americano da Independência.

O jornal Yomiuri informou que o Míssil, que deve ser lançado de Tongchang-ri, irá sobrevoar o Japão, mas não seria capaz de chegar ao Havaí, que está a cerca de 7,200Kilômetros da Península Coreana.

A Coréia do Norte testou um Míssil semelhante no 4 de Julho de três anos atrás, mas falhou segundos após o lançamento.

Um representante do Ministério da Defesa do Japão se recusou a comentar a notícia vinculada pelo jornal Yomiuri, que citou analise feita pelo Ministério citado com apoio de satélites Americanos.

Coréia do Sul também não comentou a reportagem, mas fez um apelo a Coréia do Norte para que siga as normas internacionais.

"Nós esperamos que a Coréia do Norte, primeiro de tudo desista das ambições nucleares, e respeite os acordos feitos em 1992. -- Que basicamente é um acordo pela “desnuclearização” da Península Coreana." Disse o Primeiro Ministro Sul Coreano Han Seung-soo.

As sanções estabelecidas pelo Conselho de Segurança da ONU para a Coréia do Norte chamam todos os 192 membros da ONU a inspecionar qualquer navio em alto-mar, com a aprovação do país dono da embarcação, se existir suspeita de tráfego de armas.

Em o que seria o primeiro teste das sanções, as forças militares Americanas começaram a monitorar uma embarcação de bandeira Norte Coreana, Kang Nam, que deixou um porto na Coréia do Norte na Quarta-Feira. Informaram fontes Oficiais Americanas.

O navio que estaria carregando armas ilícitas estava no Oceano Pacifico próximo a costa da China na Quinta-Feira, disseram oficiais em condição de anonimato por ser informação de inteligência.

É incerto o que o Kang Nam esteja carregando, mas ele esteve envolvido em tráfico de armas no passado.

O programa de mísseis e armas nucleares de Pyongyang é a peça central do catalogo de armas de destruição em massa.

Na Quinta-Feira, o Grupo Independente de Crises Internacionais disse que se acredita que a Coréia do Norte tenha entre 2,500 e 5,000 toneladas de armas químicas, incluindo Gás Mostarda, Fosgênio, agentes sanguíneos e Sarin. Essas armas podem ser lançadas de mísseis balísticos ou artilharia de longo alcance e são capazes de "infligir baixas massivas na Coréia do Sul."

Fonte: AP





◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented