Falta de aviões Hercules já afeta treinamento de paraquedistas britânicos
Click here for more news / Clique aqui para mais notícias
A escassez de aviões de transporte militar na Grã-Bretanha está levando o Ministério da Defesa a alugar aviões civis para treinar os paraquedistas das Forças Armadas do país.
No início da guerra contra o Iraque em 2003, a RAF possuía 51 aviões C-130 Hercules na ativa. Quatro foram perdidos em acidentes e nove desativados. O restante opera de maneira intensiva, notadamente em missões de apoio no estrangeiro.
Cada paraquedista militar britânico tem que executar oito saltos para ganhar sua insígnia operacional. No entanto, a falta de aeronaves reduziu o número de formaturas em 45%.
Para contornar o problema o MoD vêm alugando aviões Short Skyvan de matrícula civil para cumprir o programa de treinamento de seus paraquedistas.
A falta de aviões de transporte militar na Grã-Bretanha é conseqüência do atraso do programa do Airbus Military A-400M, cuja contagem de tempo já caminha para os três anos. O MoD está estudando outras medidas de emergência para resolver a questão, como por exemplo, a aquisição de mais Boeing C-17 ou C-130 Hercules.