|

Demonstrador do conceito ACCA realiza seu primeiro voo

Click here for more news / Clique aqui para mais notícias

Voou pela primeira vez nesta terça-feira (02) em Palmdale, na California, o protótipo demonstrador de conceito ACCA (Advanced Composite Cargo Aircraft), uma aeronave que irá ensaiar novas tecnologias de projeto e construção para futuros aviões de transporte de grande porte.

Desenvolvida conjuntamente pelo ARFL (Air Force Research Laboratory) e pelo grupo de projetos Skunk Works, da Lockheed Martin, a aeronave teve como base o avião comercial alemão Dornier 328 J, utilizando nesta fase inicial as mesmas asas, motores e trens de aterrissagem do modelo original. Com exceção da parte dianteira onde se encontra a cabine de pilotagem, a fuselagem foi totalmente re-projetada utilizando material composto de concepção avançada. O mesmo aconteceu com a deriva vertical, cuja estrutura incorpora novas técnicas construtivas com material composto que proporcionou apreciável ganho em rigidez.

A fuselagem, dotada de rampa traseira basculante para acesso ao seu interior, é compatível com pallets militares padrão 463L. A nova tecnologia de construção empregada no ACCA possibilitou uma enorme redução da quantidade de partes e elementos de fixação. Com relação à estrutura metálica do Dornier 328J, o número de componentes foi reduzido de 3.000 para apenas 300 e os elementos de fixação foram reduzidos de 30.000 para 4.000.

Segundo seus idealizadores, a tecnologia que está sendo desenvolvida pelo ACCA possibilitará processos mais simples e baratos de fabricação de grandes aeronaves, bem como de células mais duráveis, resistentes a fadiga mecânica e a corrosão. Ao mesmo tempo, essas aeronaves terão um custo de manutenção mais barato e maior capacidade de carga em função do menor peso estrutural.





◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented