Chile negocia compra de cinco "Mil Mi-17" russos
Click here for more news / Clique aqui para mais notícias
O Governo do Chile negocia a compra de cinco helicópteros russos Mil Mi-17 segundo informaram fontes do Ministério de Defesa. As negociações estão em fase final e o contrato poderá ser firmado em agosto pela Rosoboronexport, organismo encarregado das exportações militares russas.
O primeiro dos cinco helicópteros, que serão destinados a Força Aérea do Chile (FACh), deverá ser entregue nos primeiros meses de 2010.
A compra destas aeronaves foi informada em princípios de junho em secção secreta do parlamento chileno pelo general Ricardo Ortega, comandante em chefe da FACh, informou a agência de notícias DPA.
Os aparatos serão usados em tarefas de resgate de longo alcance ( SAR e C-SAR), apoio à comunidades isoladas e socorro em caso de desastre naturais, como terremotos e inundações.
O valor da versão Mil Mi-17V é muito inferior aos 20 milhões de dólares americanos do concorrente EC225 Super Puma ou EC 725 Cougar, porém até o momento, não foram informados valores da operação.
A decisão de adquirir equipamento russo é inédita no Chile, que até agora era o único país sul americano que não operava nenhum material militar russo, essencialmente por questões políticas, reconheceram fontes militares.
Sobre o Mil Mi-17V5
O helicóptero Mi-17V5 é utilizado como transporte de tropas, busca e resgate, evacuação médica, entre outros fins.
É o único helicóptero de sua categoria que é dotado de uma rampa traseira que facilita o embarque e o desembarque rápidos, além de poder ser artilhado e usado como plataforma de ataque.
Colômbia, Peru, Equador e Venezuela já são operadores, enquanto que a Bolívia estuda adquirí-los.
FONTE: Infodefensa / FOTO: Patricksaviation