Brasil - Infraero lança edital internacional para terceiro Terminal de Passageiros do Aeroporto de Guarulhos
Click here for more news / Clique aqui para mais notícias
A Infraero lançou nesta terça-feira (9/6) o edital de licitação internacional para contratação dos projetos para a construção do terceiro terminal de passageiros do Aeroporto de São Paulo/Guarulhos - Governador André Franco Montoro (SP). A concorrência contempla serviços e estudos preliminares, projeto básico, projeto executivo e serviços complementares também para o edifício garagem, sistema viário de acesso, pátio de estacionamento de aeronaves, implantação da rede de queroduto e demais obras complementares.
O preço de referência da licitação é R$ 38 milhões. As propostas serão abertas no dia 10 de agosto próximo, com prazo de conclusão de 23 meses, a partir do contrato, previsto para ser assinado no segundo semestre deste ano. Esta nova licitação foi aberta depois que o projeto sofreu adequações, como a necessidade do aumento da área do novo terminal, que era de 160 mil m2 e vai para 232 mil m2. Da primeira licitação, em 2003, serão aproveitados os projetos de topografia e geotecnia.
A licitação internacional vai permitir que as melhores empresas do mundo especializadas em obras aeroportuárias participem da concorrência. A diferença é que na licitação nacional as empresas estrangeiras só podem concorrer se estiverem consorciadas com construtoras brasileiras. O processo licitatório internacional é publicado em todos os consulados e sua validação de atestado técnico segue padrões mundiais de concorrência.
Contrato para obras de infraestrutura foi rescindido
A Infraero também rescindiu nesta terça-feira (9/6) o contrato das obras de infraestrutura do Aeroporto de Guarulhos, que estavam paralisadas desde maio de 2007, a cargo do consórcio Queiroz Galvão/Constran/Serveng. As obras começaram em 2004 e contemplam uma série de melhorias necessárias ao aeroporto independentemente da construção do 3º Terminal de Passageiros.
O contrato previa a execução das obras e serviços de engenharia de implantação, adequação, ampliação e revitalização do sistema de pátios e pistas; recuperação e revitalização do sistema de macrodrenagem existente; revitalização do sistema viário existente e elaboração dos projetos executivos do empreendimento.
A obra foi paralisada, por iniciativa do consórcio em março/2008, em função das medidas cautelares aplicadas pela Infraero, conforme determinações do TCU, que implicaram em retenções financeiras. Em maio de 2008, a Infraero encaminhou proposta de repactuação ao TCU para análise, em atendimento às suas determinações, sem alcançar êxito. A previsão é que as obras sejam realizadas pelo Exército Brasileiro, a partir de agosto próximo, com término previsto para julho de 2011.
Assessoria de Imprensa/Infraero
imprensa@infraero.gov.br