Brasil - Aeroporto Santos Dumont tem plenas condições de operação
O Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro (RJ), apresenta todas as condições operacionais e de segurança. Só este ano foram realizados mais 24 mil pousos e decolagens sem qualquer ocorrência relacionada à falta de infraestrutura ou de segurança no aeroporto. Após a liberação dos voos, desde o dia 20 de março até esta sexta-feira (29/5), 6.430 movimentos entre pousos e decolagens ocorreram no aeroporto sem qualquer incidente.
A Infraero, em resposta aos vários questionamentos e acusações infundadas, esclarece:
Coeficiente de atrito
A superfície de um sistema de pista tem a sua vida útil definida pelo número de movimentos operacionais no aeroporto e não por tempo determinado. O movimento no aeroporto Santos Dumont teve queda significativa por conta da transferência de voos para o Aeroporto do Galeão, durante os últimos três anos.
Não há diferença entre os índices informados pela Infraero e pela Anac. Os valores informados são decorrentes de medições realizadas por equipamentos diferentes, mas as medidas são equivalentes, ou seja, são usadas escalas de medidas diferentes.
A medição mais recente feita pela Infraero, em abril de 2009, feita com o equipamento Skiddometer, resultou em um coeficiente de atrito de 0,87 no Santos Dumont, bem mais seguro que os níveis considerados aceitáveis na resolução nº 88 da Anac.
Quem mede o coeficiente de atrito é a Infraero, conforme recomenda legislação da Anac. No caso do Santos Dumont, isso deve ser feito a cada três meses, mas por aperfeiçoamenteo da segurança operacional, a Infraero realiza essas medições a cada 15 dias, ou seja, acima do exigido.
Desse modo, a Infraero reforça a informação de que o coeficiente está dentro dos limites de segurança estabelecidos.
Número de voos
Atualmente, em horário de pico, o Santos Dumont chega a receber até 19 movimentos por hora, sendo que foram autorizados 23 pela Anac.
Obras
Na primeira licitação a empresa contratada tentou por aproximadamente 8 meses atingir o coeficiente de atrito estabelecido em projeto, sem obter sucesso. Então, o contrato foi rescindido e a Infraero fez um contrato emergencial com a empresa MRG.
A Infraero não confirma os prazos para entrega das obras das pistas informados à imprensa pelo SNEA (Sindicato Nacional das Empresas Aéreas). A obra da pista auxiliar iniciou-se em 26 de maio de 2009, com o prazo de 60 dias para ser concluída. Na sequência, ou seja, após o termino de recuperação da camada de revestimento da pista auxiliar, será iniciada a obra da pista principal, cuja licitação já foi realizada e a empresa contratada.
Com relação aos prazos para a recuperação do pátio, entre a licitação para contratação da execução do projeto e licitação para contratação e execução da obra, serão aproximadamente 16 meses, mantendo os índices de segurança operacional.
Conforto
Para atender ao crescente fluxo de passageiros no Santos Dumont, foi instalado mais um canal de inspeção (raio-x), totalizando seis módulos. Mais três ônibus estão operando os embarques e desembarques nas posições remotas, aumentando a frota existente para seis veículos.
Ainda com o objetivo de otimizar embarques e desembarques, as empresas aéreas farão uma triagem dos passageiros no saguão para agilizar o check-in e garantir o fechamento dos vôos 30 minutos antes da partida.
Estacionamento
O estacionamento do aeroporto ganhou mais 145 vagas para os usuários. Uma das medidas para conseguir tal quantitativo foi remanejar 45 vagas dos empregados da Infraero para o antigo prédio da VASP.
Bagagem de mão
Com a abertura dos vôos, o Santos Dumont passou a receber mais passageiros com mais malas e, às vezes, bagagens de mão fora dos padrões exigidos pela legislação. Por isso, outra ação que está sendo tomada pelas companhias aéreas é observar todas as bagagens de mão, checar etiquetas e conformidade de peso e altura.
Além disso, os passageiros também estão sendo informados sobre a relação de objetos proibidos a bordo. A falta de adequação dos objetos na bagagem de mão era outro fator que aumentava o tempo de permanência na fila de embarque.
Assessoria de Imprensa/Infraero
imprensa@infraero.gov.br