|

Air France 447 - Avião da Air France que seguia do Rio de Janeiro para Paris está desaparecido



O Globo
Agências internacionais

Avião das Air France, modelo 330-200/ Reprodução da Internet

RIO - Um avião Airbus 330-200 da Air France que seguia do Rio de Janeiro para Paris desapareceu nesta segunda-feira dos radares quando sobrevoava o Oceano Atlântico. De acordo com a companhia aérea, há 228 pessoas, 12 delas tripulantes - 3 técnicos e 9 comissários -, a bordo do voo AF 447. Neste momento, uma aeronave Hércoles da Força Aérea Brasileira realiza trabalhos de resgate nas proximidades da ilha de Fernando de Noronha, em Pernambuco. Ainda não há informação sobre quantos passageiros são brasileiros. ( Ansa: cinco italianos estariam entre os passageiros )

Segundo a Reuters, o avião partiu do Rio às 19h de domingo e deveria chegar a Paris nesta segunda-feira às 11h15 (06h15, hora de Brasília). A FAB afirmou que o último contato com o voo AF 447 foi feito às 22h33 (horário de Brasília) de ontem, portanto três horas após a sua decolagem. De acordo com a agência Reuters, a Air France teria emitido uma mensagem às 2h14m (23H14m) sobre forte turbulência.

Uma fonte do aeroporto disse à agência AFP que é possível que o transponder do avião (um rádio receptor-transmissor que envia e recebe sinais, incluindo o tipo de avião e sua altitude, para outros aviões e as torres de controle) tenha apresentado defeito, mas isto é raro.

Segundo o aeroporto Charles De Gaulle, já há foi aberto um centro de monitoramento de crise para receber as famílias. Os parentes de passageiros devem entrar em contato com a companhia aérea no aeroporto. A Air France disponibilizou um número de telefone para que parentes dos passageiros. O telefone é 00 xx 33 1570 210 55. Para o Brasil, o número é 0800 881 2020. Para a França é 0800 800 812.

" A preocupação é muito grande. O avião desapareceu dos monitores de controle há várias horas "

No Rio, surgiu uma informação segundo a qual o nome de um dos comissários de bordo que estava de serviço no avião é Lucas Gagliasso

"A preocupação é muito grande. O avião desapareceu dos monitores de controle há várias horas", disse uma fonte aeroportuária de Paris. "Pode ser uma falha técnica dos radares, mas este tipo de avaria é pouco comum e o avião não pousou como estava previsto", continuou a mesma fonte.

Sarkozy diz estar 'muito preocupado'

O presidente da França, Nicolas Sarkozy, disse estar "muito preocupado" com a confirmação da Air France. Em nota, ele informou ter enviado o ministro do Transporte, Dominique Bussereau, e o ministro de Meio Ambiente, Energia e Desenvolvimento, Jean-Louis Borloo, ao aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, para acompanhar a situação. Sarkozy pediu que as autoridades investiguem o caso.

Bussereau informou há pouco que a aeronave está desaparecida há muitas horas e que a França teme pelo pior.

O ministro Jean-Louis Borloo teria descartado a hipótese de sequestro, e priorizado a possibilidade de acidente. "Podemos esperar o pior", ele disse a uma rádio francesa.

Em nota, a Air France afirmou que "divide a emoção e a inquietação das famílias envolvidas. Os familiares serão recebidos num local especialmente reservado no aeroporto de Paris Charles de Gaulle 2 assim como no do Galeão."

De acordo com o diário francês "Le Figaro", um funcionário do aeroporto afirmou que não "há nenhum tipo de esperança".





◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented