Airbus - Seis aviões da Airbus apresentam problemas nos três últimos dias
Click here for more news / Clique aqui para mais notícias
RIO - Nos últimos três dias ao menos seis incidentes com aviões da Airbus foram registrados após as aeronaves terem apresentaram problemas técnicos.
Um dos incidentes aconteceu em Florianópolis. Uma pane elétrica forçou a suspensão da decolagem de uma aeronave da TAM na quinta-feira no Aeroporto Internacional Hercílio Luz. De acordo com os passageiros, o problema teria acontecido quando o avião ganhava velocidade para decolar.
A aeronave iria para Brasília, e os 100 passageiros foram orientados a procurar o balcão da empresa para remarcarem a viagem. A TAM cancelou o voo para uma revisão não programada. Ninguém ficou ferido.
Quatro dos casos relatados resultaram em pouso de emergência . Conforme relatos da BBC Brasil, não foram registrados feridos em nenhum destes casos. O mais recente deles envolveu a seleção argentina de futebol. O Airbus 340-300 da Aerolíneas Argentinas que levaria o time de Quito, no Equador, de volta a Buenos Aires , teve sua decolagem cancelada ao apresentar problemas em uma das turbinas.
Dois aviões da Airbus fizeram pousos de emergência nas primeiras horas desta quinta-feira. Um deles - do mesmo modelo do avião da Air France que caiu no Oceano Atlântico - aterrissou em Guam, no Oceano Pacífico, com 203 pessoas a bordo, por causa de um princípio de incêndio na cabine de comando. Em outro incidente, um Airbus A320 da empresa russa Aeroflot que seguia de Irkustk, para Moscou, também fez um pouso forçado em Novosibirsk, na Sibéria, com 122 pessoas a bordo, por causa de uma rachadura no para-brisas.
Na quarta-feira, outro Airbus foi obrigado a retornar ao aeroporto de Las Palmas, nas Ilhas Canárias, dez minutos após a decolagem, após ser detectado um problema no motor. O avião da companhia escandinava Iberworld levava 180 passageiros a Oslo, na Noruega.
Em outro voo, de Milão, na Itália, a Pequim, na terça-feira, uma falha em um dos motores forçou a aterrissagem de um Airbus A340 da Air China, no aeroporto de Moscou, na Rússia. Com 155 pessoas a bordo, não houve registro de feridos.
Contudo, especialistas ouvidos pela BBC Brasil dizem que apesar da proximidade dos incidentes com a queda do voo AF 447, e do fato de todos envolverem aviões da Airbus, essas ocorrências são raras.
"Todos os aviões apresentam problemas técnicos uma vez ou outra, mas eles são projetados para superar essas falhas com segurança, e os pilotos são treinados para lidar com eles", lembra Richard Woodwird, vice-presidente da Associação Australiana e Internacional de Pilotos.
"Se considerarmos a quantidade de horas voadas por essas aeronaves, o número de incidentes é muito pequeno", disse ele à BBC Brasil.