|

Air France 447 - Voo 447: buscas por corpos de vítimas seguem até o dia 19, mas prazo pode ser estendido

Click here for more news / Clique aqui para mais notícias

RIO - As buscas por corpos de vítimas do voo 447 da Air France, que caiu no Atlântico no dia 31 de maio, serão mantidas até o dia 19, confirmou nesta quarta-feira o diretor-geral de controle do espaço aéreo da Aeronáutica, brigadeiro Ramon Cardoso. O prazo, no entanto, pode ser estendido caso a Marinha e a Aeronáutica do Brasil considerem que ainda existe a possibilidade de se encontrar vítimas do acidente aéreo ( Imagens dos destroços achados ).

" Pelo menos até o dia 19 as buscas na área serão mantidas. Mas esse prazo pode ser estendido "

- Infelizmente, o trabalho de recolhimento de corpos tem um limite de tempo para acontecer. A cada dia que passa a probabilidade de novos corpos surgirem é menor - explicou o brigadeiro aos jornalistas. - Com as correntes que existem atualmente na região, acreditamos que ainda haverá possibilidade de coletar corpos até a sexta-feira da outra semana. Assim, pelo menos até o dia 19 as buscas na área serão mantidas. Mas esse prazo pode ser estendido - acrescentou.

Nesta quarta-feira, o mau tempo nas proximidades de Fernando de Noronha impossibilitou o avistamento e o resgate de novos corpos.

- Essa área, já dentro da área de (controle de) Dacar (Senegal), é a área de maior probabilidade (de se encontrar corpos). Ela, no entanto, estava com condições meteorológicas não-adequadas, por isso nós desviamos as aeronaves para outros pontos e não foi feito nenhum avistamento de corpos - disse.

Autoridades francesas descartam ligação de passageiros com terrorismo

Também a partir do dia 19, as operações de busca receberão o reforço do Navio de Desembarque Docas Rio de Janeiro, da Marinha do Brasil, que conta com compartimentos frigoríficos e capacidade para armazenar até 100 corpos.

Até o momento, as equipes de buscas do Brasil, com ajuda da França, já recuperaram 41 corpos do mar, além de destroços do avião que fazia a rota Rio de Janeiro-Paris com 228 pessoas a bordo.

Também nesta quarta-feira, os primeiros 16 corpos resgatados - e preliminarmente periciados - deixaram Fernando de Noronha por volta das 20h e estão a caminho do Recife, onde os trabalhos de identificação serão feitos pelo Instituto Médico Legal (IML) da capital pernambucana.

" As informações que temos no momento serão complementadas com novas análises que precisam ser feitas no IML de Recife. Só depois disso será feito contato com as famílias "

Segundo o diretor-geral de controle do espaço aéreo da Aeronáutica, brigadeiro Ramon Cardoso, não é possível confirmar a identidade das vítimas utilizando os dados catalogadas até o momento pelos peritos.

- As informações que temos no momento serão complementadas com novas análises que precisam ser feitas no IML de Recife. Só depois disso será feito contato com as famílias - disse Ramon Cardoso em coletiva concedida na noite desta quarta-feira na capital pernambucana.

De acordo com o brigadeiro, a previsão feita inicialmente para a identificação dos corpos não se comprovou e a perícia levou muito mais tempo que o esperado, o que atrasou a chegada dos corpos a Recife.

- Acreditávamos que duas horas seriam suficientes para a análise de cada um dos corpos. Mas esse tempo se mostrou insuficiente. Agora, estamos trabalhando com a estimativa de três horas de trabalho para cada vítima.





◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented