Air France 447 - Navio militar francês encontra corpo durante buscas por Airbus, diz agência
Click here for more news / Clique aqui para mais notícias
da France Presse, em Paris
da Folha Online
Um navio militar francês, o Ventuse, que participa das buscas pelo Airbus da Air France desaparecido desde o último domingo (31), resgatou um corpo, anunciou neste domingo o Estado Maior francês em Paris, informa a agência France Presse.
Leia a cobertura completa sobre o voo AF 447
Veja nomes de ocupantes do voo 447
Veja onde conseguir informações sobre o voo
"O Ventuse encontrou um corpo e inúmeros destroços que podem ser de um avião", disse o capitão Christophe Prazuck, do Estado Maior. "Alertado no início da semana, chegou ao meio-dia em frente ao Brasil, e foi colocado sob a autoridade dos brasileiros, que estão coordenando as buscas", reiterou.
Durante a manhã, a Aeronáutica informou que já foram localizados cinco corpos de passageiros que estavam a bordo do Airbus-330 da Air France, que desapareceu domingo passado (31) após decolar do Rio com destino a Paris.
Outros corpos foram avistados pelos navios. Segundo a Aeronáutica, as ações de busca e resgate permanecem concentradas nos pontos onde foram localizados os corpos. A aeronave R-99, no entanto, realiza varreduras na região para identificar eventuais novos focos de destroços.
Além dos cinco navios da Marinha do Brasil que se encontram na região, as buscas passaram a contar a partir de hoje com a Fragata Ventuse da Marinha Francesa.
As duas aeronaves francesas (Falcon 50 e Atlantic Rescue D) permanecem colaborando com as missões de busca. Agora, 14 aeronaves (12 brasileiras e duas francesas) e cinco navios da Marinha do Brasil participam da operação.
Os cinco corpos deverão chegar a Fernando de Noronha nesta segunda-feira.
Voo 447
O voo 447 da Air France desapareceu no oceano Atlântico na noite de domingo (31). O avião decolou por volta das 19h do aeroporto Tom Jobim, no Rio, com destino a Paris e fez o último contato com o comando aéreo brasileiro por volta das 22h30 de domingo.
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou na terça-feira que o Airbus da Air France caiu a aproximadamente 400 milhas (740 km aproximadamente) do arquipélago de Fernando de Noronha (PE).
Não há hipóteses claras sobre o que pode ter derrubado a aeronave, mas já há certeza de que o avião sofreu despressurização e uma pane elétrica, porque a aeronave enviou alerta automático do tipo durante o voo. Sabe-se também que a aeronave enfrentou forte turbulência.