Air France 447 - Marinha retira cinco corpos de passageiros da Air France do mar; Aeronáutica avista outros
Click here for more news / Clique aqui para mais notícias
da Folha Online
A Aeronáutica e a Marinha informaram hoje que cinco corpos de passageiros que estavam a bordo do Airbus-330 da Air France, que desapareceu domingo passado (31) após decolar do Rio com destino a Paris, foram resgatados. Dois foram resgatados ontem, e três hoje. Outros corpos já estão sendo avistados
Leia a cobertura completa sobre o voo AF 447
Veja nomes de ocupantes do voo 447
Veja onde conseguir informações sobre o voo
Os dois corpos localizados ontem são de homens. A Aeronáutica e a Marinha não identificaram os corpos resgatados hoje.
Foram encontrados também objetos pessoais dos passageiros. O tipo de material encontrado não foi informado para a imprensa. Os detalhes serão repassados somente para as famílias, que poderão --se quiserem-- dar as informações para a mídia.
Buscas
Os corpos e os novos materiais encontrados foram localizados durante as buscas realizadas entre ontem à noite (6) e a manhã de hoje (7).
Ontem (6) de manhã, a Aeronáutica resgatou destroços e corpos de dois passageiros homens. À noite, foram encontradas parte da asa do Airbus A-330 e outras poltronas do avião.
Além dos corpos, a Aeronáutica informou que foram localizados ontem (6) uma mochila com um cartão de vacinação e pasta de couro com um bilhete da Air France. Foram avistados hoje outras peças e objetos do avião, como máscaras de oxigênio.
Identificação
Os cinco corpos serão identificados primeiramente através de fotografias. Posteriormente, serão feitos exames de DNA, caso seja necessário.
"Fomos informados que os corpos serão identificados por fotografia. Talvez o estado dos corpos permita uma identificação visual. Não disseram o sexo dos corpos", afirmou Maarten Van Sluys, irmão de Adriana Francisca Van Sluijs, 40, funcionária da Petrobras que estava no voo. Os objetos pessoais localizados também serão utilizados na identificação, na primeira etapa do reconhecimento.
Segundo o irmão da passageira, não há previsão de quando as famílias receberão as fotografias, já que é necessário aguardar a chegada dos corpos do IML (Instituto Médico Legal) de Recife, que deve acontecer amanhã (8).
De acordo com Sluys, um assessor de comunicação da Marinha transmitiu a informação da localização dos novos três corpos na manhã deste domingo, no salão reservado aos familiares no hotel Windsor, na Barra da Tijuca, zona Oeste do Rio, cerca de 10 minutos antes da coletiva de imprensa em Recife (PE).
Mau tempo
De acordo com a Aeronáutica, as condições meteorológicas devem atrasar a transferência dos corpos e objetos resgatados para um ponto a cerca de 600 quilômetros de Fernando de Noronha, de onde os corpos e os destroços serão recolhidos por um helicóptero e levados para o arquipélago. Lá, deverão ser catalogados e depois encaminhados para Recife.
Três peritos e um papiloscopista (responsável por colher e analisar impressões digitais) da Polícia Federal chegaram ontem a Pernambuco para ajudar na identificação dos corpos. Não foi divulgado o estado dos corpos.
De acordo com a Aeronáutica, o padrão de busca teve que ser alterado por conta do mau tempo na área. Por conta disso, a previsão de chegada a Fernando de Noronha foi alterada. Inicialmente, esperava-se que a chegada acontecesse à tarde. A Aeronáutica informa que os corpos chegarão amanhã.
Arte/Folha | ||