Air France 447 - Embarcação da Marinha procura destroços do Airbus da Air France
MÁRCIO PINHO
da Folha Online, em Brasília
A embarcação Grajaú, da Marinha, chegou ao local do encontro dos destroços do voo 447 por volta das 11h desta quarta-feira e até por volta das 13h não havia localizado os objetos encontrados na terça-feira e nesta quarta-feira.
A embarcação está sendo direcionada por aviões da FAB (Força Aérea Brasileira), mas, segundo a Marinha, ainda não conseguiu avistar nenhum material. A prioridade da embarcação será recolher a peça de 7 metros de diâmetro que foi avistada nesta madrugada.
Leia a cobertura completa sobre o voo AF 447
Veja nomes de passageiros que estavam no avião da Air France
Veja onde conseguir informações sobre o voo
A dificuldade continua sendo a força das correntes marítimas, sendo que as ondas chegam a dois metros de altura, aumentando as chances das peças serem espalhadas. Segundo os militares, a temperatura média na água é de 30° C. Os três navios mercantes --dois de bandeira holandesa e uma francesa permanecem auxiliando as buscas, sem sucesso.
A Marinha informou que mais duas embarcações devem chegar nesta quinta-feira ao local das buscas cerca de 700 km de Fernando de Noronha. Uma delas é a fragata Constituição que deve contar com cerca de 200 militares a bordo, além de um helicóptero Lynx.
O Comando da Aeronáutica informou na manhã desta quarta-feira que foram localizados mais destroços que podem ser do Airbus da Air France. As peças encontradas foram localizadas pela mesma aeronave que localizou os objetos ontem, o avião-radar R-99, a 90 km a sul do ponto onde os objetos foram encontrados ontem
As peças serão analisadas em busca de um código de série para saber se são do Airbus que fazia o voo AF 447 com 228 pessoas a bordo --216 passageiros e 12 tripulantes. Entre os ocupantes do voo desaparecido estão 58 brasileiros, de acordo com a companhia aérea.
No total, 11 aeronaves estão mobilizadas na Base Aérea de Natal e em Fernando de Noronha para o trabalho de busca. Ainda segundo a FAB, outros cinco aviões militares decolaram de Natal (RN) com destino à área de buscas. Tratam-se de três C-130 Hércules da FAB, um P-3 Orion da Força Aérea dos Estados Unidos e um Falcon 50 da França. As aeronaves irão percorrer os pontos identificados pela R-99.
Divulgação | ||
Imagem divulgada pela Aeronáutica em local de buscas ao Airbus mostra mancha de óleo no Atlântico |