Air France 447 - Busca em área indicada por tripulação da TAM não encontra destroços do Airbus que fazia o voo 447
RIO - Buscas realizadas por um navio mercante francês en uma área onde uma tripulação da TAM afirmou ter visto "focos luminosos" não encontraram indícios do Airbus que fazia o voo 447 da Air France, desaparecido no domingo quando fazia a rota Rio-Paris, informou a Força Aérea Brasileira.
"O navio mercante Douce France realizou padrão de busca 'quadrado crescente' na área reportada pelo avião da TAM, sem identificar qualquer vestígio do voo 447", afirmou a Força Aérea em nota na madrugada desta terça-feira.
Mais cedo, a FAB e a TAM informaram que tripulantes de um avião da companhia que chegou ao país na segunda-feira avistaram "focos luminosos em alto mar" na rota entre a Europa e o Brasil, quando iam no sentido inverso do da aeronave da Air France que desapareceu com 228 pessoas a bordo. Os pontos teriam sido vistos pelos tripulantes da TAM cerca de 40 minutos depois do último contato do voo 447 com a torre de controle no Brasil.
O presidente em exercício José Alencar disse a jornalistas no Aeroporto Tom Jobim, que tripulantes de um avião da TAM, poderiam ter avistado o que seriam supostos destroços do Airbus da Air France.
- Poderiam ser (destroços), mas ainda não se sabe. A FAB está procurando informações mais detalhadas sobre isso - acrescentou.
Alencar disse ter ido ao Aeroporto Internacional Tom Jobim a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para "prestar solidariedade" aos parentes dos passageiros do voo 447, que desapareceu no sobre o oceano Atlântico.
Lula está em viagem oficial a El Salvador, onde acompanhou a posse de Mauricio Funes para a presidência do país. A programação de Lula inclui ainda visitas a Guatemala e Costa Rica.
- Lula falou que seu eu não pudesse vir ao Galeão, ele voltaria de viagem - disse Alencar, que recentemente voltou de uma viagem dos Estados Unidos onde passou por um tratamento de um câncer.
- Ele vai prosseguir em viagem para cumprir compromissos importantes para o nosso país - acrescentou.
Segundo informações da Air France, 58 brasileiros estavam a bordo do voo 447.