|

Air France 447 - Autoridades investigam suposta conexão entre ameaça de bomba em voo da Air France e a queda do AF 447, informam jornais britânicos


RIO - Autoridades estão investigando uma suposta conexão entre uma ameaça de bomba em um voo que partiu de Buenos Aires para Paris em maio e a queda do voo 447 da Air France apenas alguns dias depois no Oceano Atlântico com 228 pessoas a bordo. Segundo os diários ingleses "Daily Mail" e "The Sun", a possibilidade de um atentado terrorista não poderia ser descartada.

De acordo com o "Daily Mail", oficiais do Aeroporto Internacional de Ezeiza, em Buenos Aires atrasaram um voo da Air France para Paris na noite de 27 de maio depois de um comunicado de ameaça de bomba. A polícia federal local e oficiais de segurança do aeroporto inspecionaram o avião por cerca de uma hora e meia, mas nada foi encontrado. Quatro dias depois, o voo 447 desapareceu tão rápido que seus pilotos sequer tiveram tempo de enviar uma mensagem de socorro.

"As investigações estão em curso para sabermos se a ameaça de bomba na Argentina tem alguma ligação com o que aconteceu com o voo brasileiro. O terrorismo não pode ser descartado enquanto não encontrarmos a causa para essa tragédia", disse uma fonte da Air France.

O "Daily Mail" reproduz uma entrevista de um piloto da Air France, que disse ao "Le Figaro", sob condições de manter o anonimato, que é "altamente provável" que o avião possa ter explodido por uma bomba no céu. O capitão, especialista em viagens de longa distância, acredita que o voo foi vítima de um ataque terrorista. Embora nenhum grupo terrorista tenha reclamado a responsabilidade pelo suposto ataque, o governo francês também não teria descartado essa possibilidade.

"Eu voei nesses aviões pela Air France por mais de dez anos e as chances de uma pane elétrica me parece improvável", disse o capitão.

Outra possibilidade aventada por outro piloto, Cedric Maniez, é que o Airbus da Air France poderia ter se colidido com um avião militar ou um avião de traficantes de drogas.

"Qualquer coisa pode ter acontecido. Talvez uma colisão com outro avião, talvez um avião militar ou um avião de traficantes de drogas que ninguém reportou o desaparecimento", disse ao "Daily Mail", também sem descartar a possibilidade de ataque terrorista.

Segundo a reportagem do jornal inglês, as autoridades brasileiras estão completamente perdidas e sem explicações para o desaparecimento do Airbus a 400 milhas do Brasil, próximo a Fernando de Noronha. Ainda mais porque não foi enviado nenhum pedido de socorro. A esperança de encontrar uma solução para o mistério estaria na possibilidade de recuperar as duas caixas-pretas que se encontrariam no fundo do oceano.

"Seria muito improvável que todos os sistemas de comunicação tivessem falhado. Isso tende a indicar que algo catastrófico aconteceu", disse ao "Daily Mail" David Gleave, consultor de controle de risco do tráfego aéreo da inglesa Aviation Safety Investigations.





◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented