|

Air France 447 - Aeronáutica anuncia que encontrou corpos de passageiros e peças de avião do voo 447 da Air France

Click here for more news / Clique aqui para mais notícias


Paula Autran - O Globo
Globonews TV


Estrutura de tenda para base operações da equipe de resgate é montada ao lado do aeroporto de Fernando de Noronha

RIO e RECIFE - Os dois corpos de passageiros do voo 447 da Air France que foram encontrados neste sábado estão sendo transportados por um navio da Marinha brasileira para o arquipélago Fernando de Noronha, onde chegam no domingo. De lá, eles serão levados para Recife, para serem examinado por legistas e pela equipe da Air France. A informação foi divulgada pelo assessor de imprensa da Aeronáutica, coronel Henry Muñoz. Ele disse não serão divulgados à imprensa detalhes sobre o estado dos corpos e dos destroços que também foram recolhidos neste sábado. As informações serão passadas apenas aos familiares.

Foram retirados do mar dois corpos do sexo masculino, não identificados, localizados por uma avião da Aeronáutica brasileira a cerca de 900 km da ilha de Fernando de Noronha pela corveta Caboclo e a 69,5 km do ponto onde houve o último envio de uma mensagem de alerta do avião.

Também nesta sábado foram recolhidos assentos e parte da asa do avião, uma valise de couro com uma passagem da Air France e uma mochila que continha um laptop. A mala e a mochila têm a identificação de seus donos, que não foi informada. Os nomes não correspondem, necessariamente, aos corpos encontrados. Em uma das bolsas havia ainda um cartão de vacinação. A Air France confirmou o número da reserva do bilhete encontrado.

As buscas continuarão sendo realizadas 24h por dia, com prioridade à localização de sobreviventes, corpos e destroços.

- As nossas missões seguiram uma sequência ao longo de todos esses dias. Primeiro, um voo do avião R99 identificando pontos no oceano, através de uma busca eletrônica. Na sequência, foram as buscas por aeronaves. E, posteriormente, com a identificação de diversos objetos, o empenho da Marinha para posicionar seus navio e iniciar a retirada de corpos e destroços - explicou Muñoz.

Leia mais: Parentes de vítimas do voo 447 têm esperanças depois de resgate de corpos

A Aeronáutica informou que os destroços foram deectados pela Força Aéra entre 5h e 6h da manhã. Às 8h07, foi confirmada visualmente a existência de destroços na área por um avião da FAB. Às 9h10, a corveta Caboclo, da Marinha, avistou o primeiro corpo na mesma área.

Leia mais: Investigação preliminar da França mostra que 24 mensagens de anomalia foram enviadas e piloto automático não estava ligado

Peritos da PF farão identificação

Neste sábado de manhã, uma equipe da Polícia Federal desembarcou no aeroporto de Noronha, que fica a 545 km de Recife. São médicos legistas e papiloscopistas especialistas em identificação humana que vão ajudar na identificação dos corpos encontrados no local do acidente. Segundo a Aeronáutica, o trabalho de identificação será feito em Recife.

No Rio, a Polícia Federal fez uma coleta de saliva e fios de cabelo de parentes das vítimas do voo 447, em uma sala especial montada do Hotel Windsor, na Barra da Tijuca.

" Cada parente tem uma reação. Para mim é bom (encontrar os corpos) "

Em entrevista no canal de TV Globonews, Marco Tulio Moreno, filho de um dos passageiros do voo 447 da Air France, disse que a Aeronáutica deu as informações aos parentes das vítimas antes da coletiva de imprensa realizada em Recife.

- Cada parente tem uma reação. Para mim é bom (encontrar os corpos). Agora podemos começar a entender o que ocorreu no acidente - disse Moreno.

A Aeronáutica informou que ainda aguarda a confirmação se a poltrona azul encontrada, com número de série 237011038331-0, corresponde à aeronave.

A Air France se manifestou sobre o anúncio da descoberta de corpos por autoridades brasileiras, expressando a "sua emoção e compaixão às famílias e parentes dos passageiros e da tripulação do voo AF 447. Para todos, esta notícia foi de grande importância". A empresa agradeceu também às autoridades brasileiras e francesas por todos os esforços de busca empreendidos no Atlântico, apesar das difíceis condições.





◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented