Acordo para a construção de 112 Typhoon ‘Tranche 3A’
Os quatro países integrantes do consórcio Eurofighter estão próximos de assinar um contrato para a fabricação de 112 aeronaves padrão ‘Tranche 3A’. O acordo final deve ser assinado no final do mês de junho. Se a acordo não fosse fechado, existia a possibilidade da linha de montagem do caça sofrer interrupções no médio prazo.
O acordo deverá incluir 40 aeronaves para o Reino Unido, 30 para a Alemanha, 21 para a Espanha e 21 para a Itália. Porém, dos 40 caças para o Reino Unido, somente 16 serão realmente “novos”, pois a opção de 24 ‘Tranche 2′ será convertida em ‘Tranche 3A’.
Depois de oficializado o acordo, as empresas envolvidas devem trabalhar nos melhoramentos técnicos da versão que definirá a configuração final do ‘Tranche 3A’. Dentre estas discussões está a viabilidade de um radar de varredura eletrônica AESA.
Todos os Typhoon em atividade possuem radar CAPTOR com antena de varredura mecânica. Este radar é um desenvolvimento dos radares utilizados pelos Sea Harrier (Blue Vixen). O consórcio Eurofighter trabalha atualmente no desenvolvimento do CAPTOR com tecnologia AESA, conhecido com CAESAR. Este radar só estará disponível para a versão ‘Tranche 3′, mas poderá ser incorporado nas aeronaves anteriores mediante um programa tipo MLU.
Além do ‘Tranche 3A’ o consórcio deverá se reunir para discutir a geração seguinte, conhecida como ‘Tranche 3B’, em dois anos.
Com informações das agências internacionais
FOTO: Eurofighter