|

Urban Aeronautics de Israel revela o UAV Fast Mule


A empresa israelense Urban Aeronautics anunciou a conclusão dos testes iniciais em túnel de vento do recém revelado veículo aéreo não tripulado Fast Mule (foto), variante ampliada do Mule que também está em desenvolvimento.

Os dados colhidos durante os últimos testes em túnel de vento, realizados nas instalações de ensaios subsônicos da Universidade de Penn-State, Pennsylvania, Estados Unidos, demonstraram que a aeronave é capaz de ultrapassar os 465 km/h em voo horizontal.

A nova versão, 20% maior e 50% mais pesada do que o Mule original, foi concebida como proposta às necessidades das Forças Armadas dos Estados Unidos em ter um veículo aéreo não tripulado de alta velocidade com capacidade de transportar cargas para áreas que oferecem alto risco para aeronaves tripuladas nos campos de batalha.

Assim como o Mule, o Fast Mule está sendo estudado para decolagens e aterrissagens verticais (VTOL). Esse desempenho será conseguido graças à geometria da fuselagem combinada com a disposição dos seus dois ducted fans (hélices multi-pás enclausuradas dentro de um duto aerodinâmico) montados em tandém, ambos acionados por uma turbina de 1600shp (1.1190 kW). Os ducted fans receberão um conjunto de vanes (conjunto de aletas tipo veneziana) cada um, cuja função será a de controlar o veículo através da mudança da direção do fluxo de ar provenientes dos ducted fans. O Fast Mule possuirá também um estabilizador horizontal montado na parte traseira do veículo e fortemente inclinado para cima.

Num voo pairado, os ducted fans ficarão posicionados na horizontal com relação ao solo. Para o veículo avançar para o vôo horizontal, ele se inclinará para frente e os ducted fans atuarão parcialmente como propulsores. A sustentação será garantida pela interação aerodinâmica do conjunto fuselagem/estabilizador horizontal com a força de elevação dos próprios ducted fans. O sistema foi patenteado pela Urban Aeronautics e a empresa israelense garante que o sistema apresenta muitas vantagens além de sua velocidade, como por exemplo, resistência a rajadas de vento e baixo ruído.


A Urban Aeronautics não informou ainda se o projeto entrará numa escala de desenvolvimento mais avançada, pois isso dependerá do interesse de clientes em potencial. Os esforços da empresa israelense estão agora centrados nos modelos mais compactos, de menor custo e mais simples mecanicamente. Um protótipo do Mule deverá iniciar testes de hovering (voo pairado) nas próximas semanas.





◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented