Dassault negocia a venda do Rafale para os EAU
PARIS - A Dassault Aviation está em conversação com os Emirados Árabes Unidos a respeito de uma possível venda do caça Rafale, disse um representante da empresa no sábado. Caso seja concretizada, esta será a primeira exportação do caça francês.
O Jornal Le Parisien publicou no sábado que a França estava finalizando a venda de 60 caças Rafale em um negócio no valor de 6-8 bilhões de euros (US$ 8-11 bilhões).
O jornal ainda disse que o Presidente Nicolas Sarkozy em uma visita na segunda-feira e terça-feira a Abu Dhabi teria pessoalmente ajudado na questão da venda.
A Dassault recusou a confirmar os números e disse que um acordo pode ser alcançado ainda neste ano. "Existem negociações com os Emirados, mas ainda levará algum tempo. Nós não estamos perto de finalizar um contrato nos próximos dias", disse um porta-voz da Dassault, acrescentando que as conversações estavam extremamente complexas.
O Le Parisien afirmou que o contrato em negociação poderá demorar vários anos até ser finalizado. Citando uma fonte próxima às negociações, ele disse que o Rafale, que foi desenvolvido há anos atrás, teria de ser modernizado para convencer os compradores.
O Governo francês anunciou que os laços entre as duas nações, a Dassault e a Força Aérea dos EAU estão se fortificando desde que o país do Golfo Pérsico anunciou o interesse no caça francês no ano passado.
"As coisas estão progredindo de forma normal", disse um representante do gabinete do presidente francês.
Até agora a França não conseguiu encontrar um comprador estrangeiro para o Rafale. Este é o caça francês mais moderno que combina as funções de defesa aérea e ataque, mas que perde para seus rivais no quesito preço.
Fonte: Reuters