Chile - Mais navios PZM e aviões CASA C-295 para a Marinha Chilena
A Armada de Chile receberá financiamento para adquirir mais dois navios de patrulha oceânica PZM (Patrulleros de Zona Marítima) e um segundo lote de cinco aviões de patrulha EADS-CASA C-295. O valor dessas compras pode chegar a US$ 500 milhões e a aprovação e liberação desses fundos está em fase final de tramitação no governo do Chile.
Essas aquisições permitirão que as Forças Navais chilenas completem seu programa de introdução dos PZM em sua frota. Essas embarcações de 1.800 toneladas de deslocamento estão sendo construídas pelo estaleiro ASMAR-Talcahuano, situado no sul do Chile, baseadas no projeto do OPV 80 do construtor alemão FASSMER.
O projeto do OPV 80 foi selecionado em 2005, conjuntamente pelas Marinhas do Chilena e da Argentina. A Argentina planeja construir cinco unidades no estaleiro Rio Santiago, em Buenos Aires. No final de 2008, a Armada da Colômbia adotou o mesmo modelo, sendo que duas unidades serão construídas no estaleiro COTECMAR, localizado em Cartagena de Índias.
Está também nos planos da Marinha Chilena a introdução de oito aviões de patrulhamento EADS-CASA C-295. Três deles já foram encomendados em outubro de 2007 e serão dotados do sistema integrado de sensores FITS (Full Integral Tactical System), radar de abertura sintética (SAR), sistema de visão noturna (FLIR) e detector de anomalias magnéticas (MAD). As aeronaves serão capazes de operar mísseis anti-navio Harpoon e torpedos.
Desses cinco C-295 do segundo lote pretendidos pela Armada de Chile, um será configurado para reconhecimento e ataque marítimo e três para patrulhamento marítimo equipados com o sistema FITS, radar SAR e FLIR. A configuração do quinto C-295 deverá ser a utilizada para transporte.