|

Chile confirma a compra de mais 18 caças F-16MLU da Holanda


Força Aérea chilena padronizará a frota com 3 grupos de aviões do mesmo tipo

Da Redação*

O Ministro da Defesa do Chile, Francisco Vidal, confirmou na última terça (28/04) que o país andino comprou mais 18 caças F-16 A/B MLU (Mid-Life Update) usados da Holanda, ao custo de 278 milhões de dólares. As novas aeronaves substituirão a atual frota de F-5 E/F Tiger III. A negociação foi antecipada aqui no DB em outubro do ano passado.

Vidal fez questão de descartar qualquer hipótese de corrida armamentista e ressaltou que a compra faz parte da renovação de armamentos e equipamentos das Forças Armadas chilenas. De acordo com o Ministro, "trata-se de renovação do material que estava obsoleto. Tínhamos aviões da década de 60 e 70 e uma frota da Marinha com 40 anos de uso. O Chile não tem aumentado sua potência militar, tem renovado seu material bélico".

Caça F-16C da FACh. Foto: Lockheed Martin
Caça F-16C da FACh. Foto: Lockheed Martin

O Ministro informou ainda que, com essa compra, a Força Aérea local contará com três grupos de caça equipados com o mesmo tipo de aeronave. O primeiro, sediado em Iquique, está equipado com dez aviões novos F-16 C/D Block 50/52, que foram comprados por mais de US$ 660 milhões de dólares, no ano de 2002. O segundo grupo, sediado em Antofagasta, está equipado há três anos com 16 F-16 A/B MLU ex-holanda, que substituíram os Mirage 5 Elkan e Mirage 50/Pantera ao custo de 180 milhões de dólares. Já o terceiro grupo, também sediado em Antofagasta, receberá o novo lote de F-16 A/B MLU holandeses, em substituição aos atuais F-5 E/F Tiger III.

"Ficam 44 aviões de primeira linha e com isto termina a renovação total do material de primeira linha da Força Aérea", finalizou Vidal. Com esta compra, a Fuerza Aérea de Chile terá toda sua frota de combate padronizada, o que, segundo o Ministério da Defesa chileno, "permitirá uma redução dos custos operacionais relacionados com a instrução, manutenção e logística por ter um único modelo de caça em operação".

De acordo com informações vindas do Chile, os novos F-16 A/B MLU do país já virão com melhoramentos no hardware, integração com HMD (mira montada no capacete) e mísseis WVR modernos. O pacote inclui ainda peças de reposição e material de suporte, motores sobressalentes e treinamento de equipes chilenas.Image

* Com informações da UPI





◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented