|

Brasil - Simulador do C-105 Amazonas chega a Manaus


O simulador do C-105 Amazonas chegou à Base Aérea de Manaus (BAMN) no dia 12 de maio. Para que os seis contêineres contendo as peças do equipamento pudessem chegar até o prédio construído para abrigá-lo, foi preciso ingressar pela área operacional, levantar a rede elétrica do trajeto pelo qual os contêineres deveriam passar e mobilizar dezenas de homens para ajudar na operação.

Fabricado pela CAE, Canadian Aviations Eletronics, o Full Flight Simulator C105 é o primeiro simulador dessa aeronave no mundo. Cerca de 100 pilotos e 50 mecânicos do 1º/9º GAv, sediado em Manaus, 1°/15° GAv e 2°/10° GAv, em Campo Grande, e do ETA 1, em Belém, serão formados anualmente. Somente no primeiro ano, o equipamento que custou US$ 8,5 milhões deverá proporcionar uma economia de US$ 6,5 milhões em manutenção e combustível necessários para o treinamento das tripulações.

“O simulador permitirá que os pilotos façam todo o treinamento sem precisar sequer entrar no avião”, diz o comandante do 1º/9 GAv, Coronel-aviador Gildo Alves de Melo Júnior, explicando que o equipamento não só reproduz fielmente a cabine da aeronave, com os instrumentos idênticos, como o visual de Manaus e redondezas. A máquina reproduz também condições de vôo como chuvas, tempestades e variações de iluminação, fazendo com que os pilotos tenham as mesmas percepções e sensações que teriam na aeronave.

“Será o único simulador do gênero no Brasil e América do Sul. É um equipamento de última geração, um marco que revolucionará o treinamento de pilotos na Força Aérea”, diz o chefe de Estado-Maior do Sétimo Comando Aéreo Regional, Coronel Luiz Carlos Rodrigues Albino. Ele pode ser considerado um simulador tático, o primeiro no Comando da Aeronáutica, que permite o treinamento do uso do avião em combate, com todas as táticas que seriam utilizadas, como as Navegações a Baixa Altura, para lançamentos de cargas e pára-quedistas, vôo na ala e anti-aérea. Ele também permite o treinamento de situações de emergência, com mais de 200 tipos de ocorrências que podem acontecer na operação do avião.

Fonte: VII COMAR






◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented