Brasil - Jobim afirma que transferência de tecnologia é "condição-chave" para o F-X2
Ministro da Defesa dá a entender que proposta norte-americana conteria itens insatisfatórios
Da Redação*
O Ministro da Defesa do Brasil, Nelson Jobim, disse nesta terça-feira (19/05), em entrevista coletiva a correspondentes estrangeiros, que a transferência de tecnologia é "condição-chave" para a definição do vencedor do Projeto F-X2, que prevê a compra de 36 novas aeronaves de combate para a Força Aérea Brasileira (FAB). Estão na disputa as empresas Boeing (F/A 18 E/F Super Hornet), Dassault (Rafale F3) e Saab (Gripen NG), que deverão entregar suas propostas definitivas (BAFO - Best And Final Offer) em julho. A decisão final deve ocorrer em agosto.
De acordo com a agência de notícias EFE, Jobim teria dado a entender que existem algumas dificuldades em relação à Boeing no que diz respeito à transferência de tecnologia exigida pelas autoridades brasileiras devido a certas restrições impostas pelo Governo dos Estados Unidos.
O ministro explicou que pretende conversar sobre o assunto com as autoridades americanas durante uma visita que fará a Washington a partir de amanhã.
Jobim terá uma reunião com o subsecretário de Defesa para Aquisição, Tecnologia e Logística americano, Ashton Carter, com quem se reunirá na sede do Pentágono. Depois, se encontrará com o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas dos EUA, Michael Mullen, e com o general James Jones, assessor de Segurança Nacional americano.
A concorrência internacional da FAB prevê que os primeiros aviões sejam entregues em 2014. As 36 aeronaves fazem parte de um primeiro lote. O F-X deve substituir a médio prazo todos os modelos de caça atualmente em operação (Mirage 2000, F-5M e A-1M). O número final pode chegar a até 120 aeronaves.
* Com informações da agência EFE