Brasil - Esquadrões de Patrulha da FAB conhecem Plano Estratégico Militar da Aeronáutica
Em continuidade às atividades do I Torneio e 26ª Reunião de Aviação de Patrulha, nesta terça-feira, dia 19, na Base Aérea de Fortaleza (BAFZ), o efetivo composto pelos quatro Esquadrões de Patrulha da Força Aérea Brasileira, foi apresentado ao Plano Estratégico Militar da Aeronáutica (PEMAER).
A palestra proferida pelo Coronel Alipio Gouvea de Souza, da Sexta Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica, teve como objetivo familiarizar os participantes do Torneio de Aviação de Patrulha com o conteúdo do PEMAER, que aponta os futuros investimentos e ações da FAB até o ano de 2023.
Nela foram apresentados os fundamentos, os objetivos estratégicos, a estrutura básica, o fluxo de eventos, a análise do conteúdo e os projetos setorizados do PEMAER, além da missão e visão do Comando da Aeronáutica.
Também foram enfatizados os dez objetivos estratégicos do plano, que envolve todos os setores de atuação da FAB, como nas áreas operacionais, tecnológicas e científicas, aeroespacial, recursos orçamentários, controle do tráfego aéreo, recursos humanos entre outros.
O Coronel Alípio deu destaque aos projetos, que colocados até o ano de 2023, englobam a modernização de aeronaves, como o C-130, o P-3 e novos projetos como o Veículo Aéreo Não Tripulado – VANT e a fabricação da aeronave de carga C-390.
Segundo o palestrante, o Plano Estratégico Militar da Aeronáutica apontará o modelo de excelência que a FAB pretende alcançar. “O plano apontará onde nós queremos chegar, que é em um modelo mais moderno, mais atualizado e eficaz”, conclui.