|

Brasil - Esquadrão Pelicano resgata piloto de parapente acidentado no MS


Imobilização da vitimaO Esquadrão Pelicano resgatou o piloto de parapente, Alexsandro Samura, de 38 anos, que caiu em uma área de dificil acesso, em uma fazenda a 74 quilômetros de Campo Grande (MS).

A missão ocorreu a partir de um telefonema feito por um amigo da vitima para a Sala de Operações do Esquadrão Pelicano, informando que o esportista teve uma pane no seu equipamento. Ele caiu em uma região de mata fechada. As coordenadas geográficas da pista de salto também foram passadas por telefone.

Após um breve planejamento, a equipe composta pelo Tenente Cantalupi, Tenente Brianti, Suboficial Gabriel, Sargento Gildoberto, Sargento Amaral, e Sargento Trautman, decolaram na aeronave H-1H 8674 às 14:40 para o local do acidente, percorrendo o trecho em 23 minutos.

No local, a tripulação encontrou um pequena área propícia para o pouso, a equipe de resgate desembarcou pronta para adentrar em uma area de mata fechada e localizar a vÍtima a 200 metros da aeronave.

Pronto para a decolagemAlexsandro encontrava-se sentado com grande inchaço no ombro, hematomas nas costelas e queixando-se de fortes dores que impossibilitavam a locomoção. Seguindo o protocolo padrão de atendimento pré-hospitalar o acidentado foi imobilizado e transportado na maca de volta ao helicóptero. Após a decolagem foi tomada proa direta do Hospital da Santa Casa de Campo Grande, já previamente avisado pelo 2º/10º GAV do resgate em curso, a vitima foi desembarcada e a equipe do hospital já estava pronta para o atendimento.

Na tarde de hoje (13), a vitima recebeu alta hospitalar e pôde voltar para casa.

HISTÓRICO - No dia 29 de novembro do ano passado, outro piloto de parapente acidentou-se, dessa vez na região do Inferninho, em Campo Grande. Sérgio Roberto Sodré, de 44 anos, teve ferimento na bacia e seu resgate durou mais de 4 horas devido as dificuldades para chegar ao local.

No mês de abril, Sodré compareceu ao Esquadrão Pelicano para agradecer e conhecer os integrantes da tripulação que o resgatou, bem como conhecer um pouco da rotina do Esquadrão.

Fonte: 2º/10º GAV






◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented