|

Brasil - Esquadrão Netuno localiza barco à deriva no Norte do País


BarcoNa terça-feira, 28 de abril, a Força Aérea Brasileira, por intermédio do 3º/7º GAV localizou uma embarcação à deriva que participava da Regata Transatlântica a Remo Bouvet Rames Guyane, na qual os participantes realizam o percurso Senegal-Guiana Francesa-Senegal, passando pelo Oceano Atlântico ao norte do Brasil.

No dia 26 de abril, um dos participantes, um barco com denominação “Saco”, tripulado por De Gaullier Bertran, apresentou problemas no sistema de navegação de sua embarcação, ficando à deriva e tendo acionado o seu equipamento denominado EPIRB.

A equipe de sobreaviso do 3º/7º GAV, Esquadrão NETUNO, foi acionada pelo Salvaero Amazônico para iniciar as buscas um dia após o ocorrido e uma aeronave P-95A, FAB 7059, decolou de Belém-PA para o ponto de Início das buscas que se localizava a a mais de 100 quilômetros da Cidade de Amapá.

No decorrer da missão foram feitos contatos com as embarcações nas áreas próximas da busca, com o intuito de que auxiliassem na localização do barco. Após quatro horas de busca e limitados pelo pôr do Sol, a busca foi interrompida naquele dia. No dia seguinte, 28 de abril, a missão foi reiniciada com decolagem às 06:50h. Passadas algumas horas, para a vibração de toda tripulação, a embarcação perdida foi avistada.

Após alguns questionamentos constatou-se que o tripulante De Gaullier Bertran estava com bom estado de saúde. A situação foi reportada ao Salvaero que acionou um helicóptero H-1H, do 1°/8° GAV de Belém, que se dirigiu para o resgate. Porém, após alguns contatos com embarcações nas proximidades, o veleiro Pas Que Beau prontificou-se em fazer o socorro, rebocando a embarcação até Caiena, capital de Guiana Francesa. A aeronave do 1°/8° GAV foi desengajada, retornando para sede.

Fonte: 3°/ 7°GAv






◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented