Brasil - Centro de Controle de Voo de Brasília recebe nova atualização
O Centro de Controle de Aproximação de Voo (APP), de Brasília (DF), que já opera com tecnologia nacional, acaba de passar por uma nova atualização. O centro opera com o STVD (Sistema de Tratamento de Visualização de Dados), um software brasileiro, desenvolvido pela brasileira Atech. Em Brasília, ele é responsável por cerca de 600 voos diários.
A atualização dos sistemas foi projetada para proporcionar recursos adicionais para o controlador realizar o monitoramento das aeronaves com maior segurança. Além de permitir maior fluidez do tráfego em áreas de grande quantidade de voos, bem como dotar os postos de controle com tecnologia de última geração para a visualização de dados em tempo real.
O APP é responsável por controlar o tráfego de aeronaves nas fases de aproximação e decolagem de um aeroporto. A solução desenvolvida pela Atech para o APP já está presente nos controles de aproximação de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Natal (RN), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Recife (PE), Cuiabá (MT), Campo Grande (MS), Belém (PA) e Pirassununga (SP). A previsão é que, até 2010, os 22 centros principais estejam operando com sistemas revitalizados. O programa de modernização dos APP faz parte de uma iniciativa da Força Aérea Brasileira.