Brasil - CAvEx comemora 20 anos do recebimento da primeira aeronave
O Comando de Aviação do Exército (CAvEx), localizado na cidade de Taubaté, SP, comemorou os 20 anos do recebimento da primeira aeronave. Estiveram presentes na solenidade realizada no último dia 20 de maio o General do Exército Enzo Martins Peri, Comandante do Exército, o General de Exército Antônio Gabriel Esper, Comandante Militar do Sudeste, e o ex-Ministro do Exército, General Leônidas Pires Gonçalves.
A entrega do primeiro helicóptero, um modelo Esquilo de prefixo EB-1001, aconteceu no dia 21 de abril de 1989 com a presença do Ministro do Exército da época, General Leônidas Gonçalves (Governo Sarney). Recebido com honras militares na comemoração dos 20 anos no CAvEx, o mesmo General Leônidas falou à tropa reunida e entregou ao Comandante do CAvEx, General de Brigada Roberto Sebastião Peternelli Júnior, o bastão de comando de sua época como ministro, que deverá ser incorporado ao acervo do "Museu de Aviação do CAvEx", em fase de instalação, e deverá ser inaugurado em um prazo de um ano.
O General Leônidas Gonçalves considerou "explêndida" a estrutura atual do CAvEx, e disse que a recriação da Aviação do Exército (em 3 de setembro de 1986, quando era Ministro do Exército) pode ser considerada uma "epopéia".
O CAvEx, localizado em uma área total de 264 hectares, situada muito próxima da Rodovia Presidente Dutra, possui atualmente 73 mil metros quadrados de área construída, um efetivo de 2.500 militares e 84 helicópteros (36 Esquilos, 36 Panteras, 8 Cougars e 4 Blackhawks). De 1989 até 2008 foram realizados no CAVEX um total de 182.696 horas de vôo, incluindo as missões humanitárias.
Atualmente o CAvEx forma por ano cerca de 20 pilotos de helicópteros, que são submetidos a uma média de 100 horas de prática durante o curso, totalizando 2.000 horas de vôos com instrução.
A Aviação do Exército é uma força de ação rápida e estratégica, e as suas aeronaves são usadas no transporte de tropas em operações aeromóveis. Em passado recente o CAvEx anunciou o desenvolvimento de um projeto para modificar o emprego de helicópteros Pantera para missões de ataque. A idéia é instalar armamentos em 29 helicópteros, que deverão ser equipados com mísseis do tipo "ar-ar" e "ar-terra", lançadores de foguetes e metralhadoras, a partir dos próximos dois anos.
Vinculados ao CAvEx estão o 3º BAvEx (Batalhão de Aviação do Exército), em fase de transferência de Taubaté para Campo Grande (MS), e o 4º BAvEx, instalado em Manaus (AM). O Exército já iniciou estudos para a realização de um novo desdobramento do CAvEx, com o objetivo de promover a instalação de um novo BAvEx, em um dos estados do sul do país, para onde serão transferidos 12 helicópteros.