Argentina - Aprovada re-estatização da Área Material Córdoba
A Câmara dos Deputados da Argentina sancionou o projeto de lei que autoriza a compra pelo governo do país das ações da empresa Lockheed Martin Aircraft Argentina S.A. (LMAASA), concessionária da Área Material Córdoba (AMC).
Altos funcionários da área de Defesa da Argentina recomendaram a aprovação do projeto com o objetivo de reativar a empresa, aproveitando-se não só a infra-estrutura, mas também os recursos humanos existentes. Além de modernizar a planta industrial, a re-estatização deverá reiniciar o processo de formação e capacitação de pessoal de alto nível técnico, assim como acontecia há algumas décadas. Por outro lado, a nacionalização irá facilitar uma possível associação com outras empresas aeronáuticas da América do Sul, como por exemplo, a Embraer e a chilena Enaer.
A AMC é um complexo para fabricação e manutenção de aviões, situada na capital da província de Córdoba (cerca de 800 quilômetros de Buenos Aires), que pertencia às Forças Armadas até 1995, quando foi privatizada e colocada sob concessão da estadunidense Lockheed Martin.
O complexo aeronáutico argentino foi fundado em 1927 sob a designação de FMA (Fabrica Militar de Aviones) e em suas instalações foram projetados e construídos inúmeros modelos de aeronaves de uso militar. Entre os mais conhecidos estão o avião anti-guerrilha IA-58 Pucará, o de transporte IA 50 Guaraní II e o jato de treinamento e ataque leve IA-63 Pampa, este ultimo o derradeiro produzido pela AMC.