Voa versão a jato puro do Predator
Thomas Cassidy, Diretor Executivo da General Atomics Aeronautical Systems, revelou que voou pela primeira vez no início deste mês o protótipo do UAV (veiculo aéreo não tripulado) Predator C impulsionado por um motor a jato e dotado de outras características inovadoras.
O UAS-NG (Unmanned Aerial System –Next Generation - Sistema Aéreo Não Tripulado – Próxima Geração) destinado a missões de vigilância e de ataque completou seu primeiro voo sem qualquer problema.
A General Atomics está mantendo sigilo absoluto e ainda não revelou detalhes de performances e características do seu novo UAV. Entretanto, sabe-se que o Predator C é bem mais veloz do que o MQ-9 Reaper (Predator B), cuja propulsão é realizada por um motor turboélice. A aeronave teria recebido novas asas e incorporado formas e tecnologia de construção stealth (baixa assinatura radar e infra-vermelha)
A empresa estadunidense está trabalhando no Predator C desde 2005, antecipando-se a um requerimento da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) para um UAS-NG, entretanto, as verbas federais para o projeto estão sendo insuficientes para a sua conclusão.
Membros do Congresso dos Estados Unidos defendem a liberação de mais verbas para o Predator C e o Comandante das Forças do país no Afeganistão, general David McKiernan, já revelou interesse pelo novo veiculo aéreo não tripulado.