|

TV da Coreia do Norte mostra novas imagens de foguete e de ditador


da Folha Online

Emissoras estatais de TV da Coreia do Norte exibiram nesta terça-feira as primeiras imagens do controverso lançamento de um foguete de longo alcance realizado na noite de sábado (4). O governo norte-coreano diz que o foguete colocou um satélite em órbita e que ele funciona e tem tocado, no espaço, músicas ligadas ao regime comunista.

AP
TV norte-coreana exibe imagens do polêmico lançamento de um foguete de longo alcance
TV norte-coreana exibe imagens do polêmico lançamento de um foguete de longo alcance

Os EUA, o Japão e a Coreia do Sul, no entanto, encabeçam a lista de países que dizem não haver satélite em órbita e que acusam a Coreia do Norte de utilizar o lançamento como uma fachada para testar o foguete --que, no futuro, poderia transportar uma arma nuclear. Com base nessa acusação, EUA e Japão insistem com os aliados do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) para que a Coreia do Norte receba uma punição.

Rússia e China, no entanto, que são membros permanentes do Conselho de Segurança, são contrários à aplicação de novas sanções por medo de que isso aliene ainda mais a Coreia do Norte e inviabilize as negociações de desnuclearização da região.

O chanceler japonês, Hirofumi Nakasone, disse que o Conselho de Segurança precisa fazer a Coreia do Norte "pagar por esse ato de provocação".

Paralelamente à polêmica, a TV estatal norte-coreana mostrou, também nesta terça-feira, novas imagens do ditador Kim Jong-il, que lidera o país desde a morte de seu pai, o general Kim Il-sung. Essas novas imagens são as primeiras divulgadas, em vídeo, desde agosto do ano passado, quando surgiram boatos de que Kim havia sofrido um derrame.

No vídeo, com duração aproximada de uma hora, Kim aparece ao lado de fazendeiros e de operários produzindo máquinas, sabão e remédios. Ele ainda aparece ao lado de ursos, no zoológico de Pyongyang Zoo, passeando por uma cidade típica e chegando a um show, sob gritos e aplausos. A última imagem do vídeo é de 24 de dezembro passado.

O jornal "Rodong Sinmun", o maior da Coreia do Norte, informou também nesta terça-feira que Kim "soluçou de chorar" ao pensar em quantos norte-coreanos pobres poderiam ter se beneficiado do dinheiro usado na construção do foguete.


DigitalGlobe/AP
Imagem de satélite mostra provável trajetória do foguete lançado pela Coreia do Norte na noite de sábado (4)
Imagem de satélite mostra provável trajetória do foguete lançado pela Coreia do Norte na noite de sábado (4)

Resolução

Nas negociações com o Conselho de Segurança, EUA e Japão pedem que a Coreia do Norte seja punida por aquilo que os EUA afirmam ter sido desrespeito à resolução número 1.718 do mesmo órgão, que proíbe a Coreia do Norte de realizar "qualquer teste nuclear" ou "lançar míssil balístico". (Leia a íntegra da resolução, em inglês.)

Entre as sanções que a resolução impõe estão a proibição de exportação à Coreia do Norte, por parte de todos os países-membros, de material bélico --como tanques e munição-- e de treinamento tecnológico; além do congelamento de fundos. Aplicadas em 2006, as sanções nunca funcionaram, porque muitos países falharam em aplicá-las.




◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented