Europa - Air France - KLM e Unimex seleccionados para segunda fase da privatização da CSA
O ministro checo das Finanças anunciou ontem que o grupo Air France – KLM e o consórcio Unimex and Travel Services, formado por companhias checas, foram seleccionados para a segunda fase do processo de alienação de 95,1% do capital da companhia aérea CSA – Czech Airlines.
A decisão deixa de fora da corrida a companhia russa Aeroflot e o fundo de investimentos Odien.
Analistas comentaram que a privatização da CSA deverá avançar a despeito da resignação do Governo liderado pelo primeiro-ministro Mirek Topolanek, uma vez que o executivo receia uma degradação mais acentuada das finanças da companhia aérea pelo aprofundamento da crise económica mundial.
Esses analistas estimam em 240 milhões de dólares o valor para a venda da posição na CSA, que conta com uma frota de 50 aviões.
O grupo Air France – KLM divulgou ainda ontem um comunicado a congratular-se pela selecção para a segunda fase do processo de privatização da CSA, de que já foi accionista, em início dos anos 90, com uma participação de 40% que em 1992 revendeu ao Estado.
O comunicado do grupo Air France – KLM destaca que já mantém colaboração com a CSA no âmbito da Star Alliance e que as suas redes têm “boa complementaridade”, permitindo ao grupo franco-holandês “reforçar-se na Europa Central e na Europa de Leste”.