Dois ultraleves caem no mesmo dia no Rio Grande do Sul
Zero Hora, Rádio Gaúcha
PORTO ALEGRE - O Rio Grande do Sul registrou duas quedas de ultraleve neste sábado. Em Erechim, no norte do estado, piloto e copiloto da aeronave morreram. O outro acidente aconteceu em Novo Hamburgo, na região metropolitana de Porto Alegre, e deixou o piloto gravemente ferido.
Em Erechim, a aeronave em que estavam as duas vítimas vinha de Florianópolis e não conseguiu pousar no aeroporto da cidade. Os tripulantes, Nicolau Coelho Filho, 56 anos, natural de Florianópolis, e Marco Aurélio Fernandes Ribeiro, 55 anos, natural de São Paulo, morreram na hora.
Os dois ocupavam o ultraleve monomotor modelo Pelican com prefixo PU-NEC e deveriam participar de um encontro de ultraleves que se realizava no município gaúcho no fim de semana.
Segundo relatos de testemunhas, por volta das 11h30m, o avião se preparava para pousar no aeroporto Comandante Kramer quando arremeteu - operação que ocorre quando a aeronave não conclui o pouso e retoma o vôo. Mesmo assim, acabou caindo na cabeceira da pista, junto a uma lavoura de milho já colhida. O avião bateu de bico no solo e acabou caindo com a parte de baixo virada para cima.
Em Novo Hamburgo, a queda aconteceu também após uma tentativa de pouso no aeroclube da cidade.A aeronave caiu antes da cabeceira da pista, batendo num barranco. Houve vazamento de combustível, mas a aeronave não explodiu. O piloto do ultraleve, Carlos Gustavo Schunck, foi internado em estado grave no Hospital Municipal.